Pular para o conteúdo principal

Festa da padroeira alcança aproximadamente 110 mil pessoas no ambiente virtual


Por Pastoral da Comunicação - PASCOM

A 145° festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Mauriti, no interior do Ceará, ganhou um novo formato diante do quadro da Covid-19 na região. Seguindo os protocolos de segurança para combater o novo coronavírus, apenas um número limitado de participantes esteve presente na Igreja Matriz.

A maioria dos devotos participou de forma virtual por meio das redes sociais da paróquia que transmitiram ao todo, da abertura ao encerramento, 44 horas e 21 minutos de programação compreendendo o ofício da Imaculada Conceição, pela manhã, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, às 11h30min, Terço Mariano, Novena e Celebração Eucarística a partir das 18h.

De acordo com dados emitidos pelo Facebook na quarta-feira, dia 09 de dezembro, 109,9 mil pessoas foram alcançadas pelas postagens feitas, isto é, contando, além das transmissões, com as matérias publicadas, álbuns de fotos dos momentos celebrativos, informes, dentre outras. Desse percentual, 61,3 interagiram de alguma forma seja com comentário, curtida ou compartilhamento.

O Facebook registrou as principais cidades que, além de Mauriti, estiveram em sintonia durante a festa. São elas, por ordem decrescente: Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE), Crato (CE), Brejo Santo (CE), Milagres (CE), Barbalha (CE) e Barro (CE). Em outros estados, acompanharam devotos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Velho (RO). Fora do país, internautas em Portugal, Itália e Estados Unidos da América também mantiveram sintonia.

Já no YouTube, 70,5 mil pessoas visualizaram as transmissões que também aconteceram no canal.

No Instagram, as impressões chegaram a 187.369 mil, ou seja, o número de vezes que os post's foram vistos. Por lá, estavam sendo publicados stories, vídeos de 15 de segundos disponíveis durante 24h. Estes chegaram a mais de 400 exibindo os principais momentos das celebrações. Além dos stories, o feed de notícias estava sendo alimentado com as programações diárias, fotos das peregrinações com a imagem da padroeira e registros do novenário. O perfil recebeu 2.213 visitas de forma direta. 

Não é mais novidade que com a pandemia da Covid-19 os meios de comunicação social online têm sido grandes aliados do anúncio Evangelho. Por isso que, este ano, a Pastoral da Comunicação da paróquia inaugurou a TV Web Imaculada Conceição para fazer as transmissões ao vivo. Desse modo, fiéis em todos os recantos do município ou aqueles espalhados em diversas cidades e estados do país - e até mesmo fora dele - possam acompanhar as celebrações de forma mais atraente e interativa, com qualidade original de som e imagem.

A todos estes que nos acompanharam, a nossa mais sincera gratidão pela interação que, mesmo de longe, fez possível a nossa comunhão nesse retiro espiritual tão importante para a nossa caminhada de Igreja. Que a Imaculada Conceição os abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af