Pular para o conteúdo principal

Dia da Imaculada Conceição: Maria é a nova Eva por meio da qual a salvação entrou no mundo

 


À aurora deste dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, o tradicional hino "povo de Deus" era entoado no interior da Igreja Matriz de Mauriti-CE. A música, canto de entrada da Santa Missa, anunciava, conforme sua letra, o "dia feliz, que é consagrado à Virgem da Conceição".
Sob presidência do padre José Claudiano (vigário paroquial), a primeira celebração Eucarística no dia da padroeira começou, pontualmente, às 6h. A Matriz, nas primeiras horas do dia, já estava repleta de fiéis de diversas localidades do município para devotarem a estima que consigo trazem à excelsa padroeira.




Ao refletir sobre a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, Padre José Claudiano, em sua homilia, aponta as razões as quais levaram a Santíssima Virgem à tão grande honra, ao mesmo tempo que conduz os fiéis à meditação acerca de sua própria conduta cristã, se estamos, de fato, testemunhando a fé que professamos. "Neste dia em que celebramos com toda a Igreja esta Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, nós, cristãos católicos, somos convidados a olhar mais uma vez a nossa fé e doutrina, 'fé que da Igreja recebemos e que sinceramente professamos' e saber se de fato estamos testemunhado-a", iniciou.



"O mistério que celebramos hoje é grande, é Dogma da Igreja; e dogma é uma verdade da fé a ser crida por nós seus membros. Quando se tem fé, não se tem dúvidas; a fé é o banimento da dúvida. P
or essa razão, crer que Maria foi concebida sem pecado é uma verdade da nossa fé na qual não há nela espaço para dúvidas. Maria foi de fato preservada do pecado original e a pessoa que não acreditar nisso não é católica. A Igreja, ao proclamar o Dogma, foi bem clara ao dizer a esse respeito: 'Quem dentre vós não crer nessa verdade, seja anátema', ou seja, está fora da comunhão, fora da Igreja", disse.

Por fim, o padre retoma a Liturgia do dia para fazendo um paralelo entre a figura de Maria e Eva para reafirmar que, sendo Eva a mulher acometida pela mancha do pecado original, Maria é a nova Eva por meio da qual a salvação entrou no mundo.

"Por que Maria foi preservada de toda a mancha, de toda mácula? Nós vimos na primeira leitura que foi por uma mulher que o pecado entrou no mundo, e o apóstolo Paulo nos recorda em I Tm 2,14 que não foi Adão o seduzido, mas a mulher; por essa razão, devia também por uma mulher entrar no mundo a salvação e para isso Deus preparou uma nova mulher, uma nova virgem, uma nova Eva, que fosse isenta do pecado original e assim foi feito, e a Mulher era Maria", meditou.

A programação para este dia segue com a Missa solene, logo mais às 9h; meditação do ofício da Imaculada Conceição e descida da imagem do altar, ao meio dia; Missa e consagração à Nossa Senhora, às 16h, encerrando oficialmente a festa com a carreata e bênção do Santíssimo Sacramento.



Por Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

  1. Bom dia sou de Porto Velho. Minha casou-se na nessa igreja muitos anos atrás ele perdeu todos os documentos queríamos segunda via da certidão de casamento dela . Meu wastzap 99383-8933

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af