Pular para o conteúdo principal

Arte oficial 147ª festa de Nossa Senhora da Conceição

A arte oficial da 147ª festa da padroeira da cidade de Mauriti-CE utiliza elementos que remetem ao tema para o novenário em preparação à solenidade da Imaculada Conceição:

Virgem da Conceição, Mãe da esperança e do amor.

Ao centro, tem-se a imagem da Imaculada Conceição, a mesma que está no altar-mor da Igreja Matriz, a qual é muito estimada pelos mauritienses. De mãos postas ao coração e olhos fitos para o Alto – para Deus – onde Maria depositou a sua ESPERANÇA desde a anunciação do Verbo de Deus, encarnado no seu seio virginal:  “Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a sua palavra”  (Lc 1, 38). O FAÇA-SE é nada mais nada menos que uma abertura à confiança em Deus.

Ao lado direito da imagem, o encontro de Maria com sua prima Isabel nos faz recordar as palavras que esta proferiu sobre a Santíssima Virgem: Feliz a que acreditou porque se cumprirão todas as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor (Lc 1, 39-45). Nossa Senhora acreditou, esperou em Deus e viu concretizar-se nela a vontade do Pai. Por isso a Igreja a invoca como Mãe da esperança.

Ao lado direito, vemos a passagem das Bodas de Caná (Jo 2, 1-11), na Galileia. Quando diz Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2, 5), Maria nos convida a, seguindo o seu exemplo, mantermos a confiança inabalável no seu Filho Jesus diante dos medos e das aflições. Bastaria lembrar que o seu pedido “suave, discreto, sussurrado ao ouvido” alcançou de Jesus o seu primeiro milagre, a transformação da água em vinho.

Em Maria, encontra-se a realização plena da esperança, do amor e da fé em Deus. A Ela se aplica a palavra: “Sou a mãe do belo amor e do temor, do conhecimento e da santa Esperança” (Eclo 24, 24). Do solo fecundo de sua fé, brotou a esperança como planta viçosa, por isso a utilização da folhagem na base do cartaz.

"É muito bonito pensar que, naqueles momentos de escuridão quase total que envolveu os discípulos após a morte de Jesus, a única luz de esperança que não se apagou foi o coração de Maria. Esse coração maternal, que acabava de ser atravessado por uma espada de dor, como profetiza Simeão (cf. Lc 2, 35), foi, ao mesmo tempo, a única lâmpada que ardia com a luz da santa esperança. Ela foi a única que, no silêncio do sábado santo, esperou na ressurreição do terceiro dia". No calvário, quando Jesus nos entrega Nossa Senhora, ensina-nos a, instruídos pela escola do Imaculado Coração de Maria, amá-lo e confiarmos inteiramente nEle.

Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af