Pular para o conteúdo principal

Paroquianos de Mauriti rendem graças a Deus pela passagem do aniversário natalício do padre Fernandes


O último fim de semana do ano foi festivo em Mauriti, onde os paroquianos, alegrando-se com o pároco, padre Fernandes José, celebraram uma tripla comemoração: neste domingo em que a Igreja celebra a festa da Sagrada Família de Nazaré, foram depositadas no altar do Senhor, também, as intenções pelo 5º ano de paroquiato do padre Fernandes na paróquia Nossa Senhora da Conceição, completos ontem (29), e a passagem de seu aniversário natalício, hoje (30). Para tão simbólica ocasião, a Santa Missa em ação de graças foi celebrada nesta manhã. 

O padre incia sua homilia refletindo os obstáculos enfrentados pela família nos dias de hoje, mas destaca, sobretudo, sua constituição sagrada levando em consideração que o próprio Deus, quando enviou seu Filho Unigênito ao mundo, mandou-o através de uma família: "a festa da Sagrada Família nos remete a uma realidade presente na nossa vida: a família. Apesar de nos dias de hoje existir uma 'onda de bombardeio' sobre a família, ela é uma constituição sagrada. O próprio Verbo de Deus, quando se encarnou, veio por meio de uma família", destacou. E continua destacando o papel dos pais na educação dos filhos através da transmissão de valores como a obediência, por exemplo, que, com o tempo, infelizmente, estão se perdendo no seio familiar: "os valores ainda existem, mas [boa parte]  das famílias não os vivem mais. A dimensão sagrada da família continua a mesma, basta querer viver os valores que a conduz à salvação", disse. 

Homilia. Foto: PASCOM

Fiéis participando da celebração. Foto: PASCOM

Homenagens 

Após a oração pós-comunhão, foi feita uma pausa na celebração para que o Conselho de Pastoral Paroquial - CPP pudesse prestar as homenagens ao padre Fernandes por este dia especial. Das mãos de cada coordenador de Pastoral/Associação/Movimento que auxilia nos trabalhos pastorais da paróquia, padre Fernandes recebeu uma rosa branca formando, ao final, um bonito buquê o qual ele depositou na mesa onde está exposta a imagem do Menino Jesus. 

Padre Fernandes sendo homenageado com flores. Foto: PASCOM

Padre Fernandes sendo homenageado com flores. Foto: PASCOM
As homenagens continuaram com a partilha de um café na casa paroquial, onde, após a celebração da Santa Missa, padre Fernandes foi surpreendido com "os parabéns", na presença do CPP de Mauriti. 

Parabéns cantados ao padre Fernandes. Foto: PASCOM

CPP de Mauriti. Foto: PASCOM
"Hoje só tenho a agradecer. Ao abrir os olhos, pela manhã, a primeira coisa que fiz foi a meditação de um do magnificat de Nossa Senhora: 'o Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome'." O único pedido de padre Fernandes foi as orações dos fiéis para o florescimento de mais vocações para a Igreja, para que o trabalho de evangelização possa ser feito de forma cada vez mais eficaz.

Por Pastoral de Comunicação - PASCOM







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in...

Por que, na Quaresma, cobrem-se as imagens sacras com um pano roxo?

"Antes das Vésperas, cobrem-se as Cruzes e imagens sacras existentes na igreja. As Cruzes permanecem cobertas até ao fim da adoração da Cruz, na Sexta-Feira Santa, e as Imagens até o Hino dos Anjos (Glória a Deus nas Alturas), no Sábado Santo”. Durante toda a Quaresma, a Igreja se veste de roxo, cor que simboliza a tristeza, dor e penitência. No quinto domingo da quaresma, as imagens sacras são cobertas, pois se anuncia que a Paixão do Senhor se aproxima. O costume de cobrir as imagens na Igreja é antiquíssimo, fazendo referência ao luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que permite aos fiéis contemplar as imagens sacras cobertas e adentrar em uma reflexão profunda do mistério da Paixão do Senhor. São João relata que  “os judeus pegaram, pela segunda vez, em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas...

Comunidade do Apanha Peixe encerra festejos ao Sagrado Coração de Jesus

"Cheios de esperança, estamos aqui para celebrar o mistério de amor", entoando esta canção a comunidade dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, no sítio Apanha Peixe, em Mauriti, deu início a Celebração Eucarística que encerrou, na noite de hoje, 22, os festejos ao padroeiro.  Há 27 anos, a comunidade aproveita das graças derramadas pelo Sagrado Coração. Este ano, de uma forma especial, por celebrar a festa do padroeiro na mesma época da celebração de Corpus Christi, a comunidade foi convidada a vivenciar as reflexões do tríduo festivo embasadas no tema "Sagrado Coração de Jesus, o Pão Vivo descido do céu". Desde a última terça-feira, a programação contava com alvoradas festivas, ofícios - do Sagrado Coração de Jesus e da Imaculada Conceição - meditação do Terço da Misericórdia, encerrando com a celebração da Santa Missa. Tudo isso para que a comunidade, e aquelas que se achegaram para também celebrar, pudesse refletir a importância do sacramento da Euca...