Pular para o conteúdo principal

Corações ao Alto: solenidade do Sagrado Coração de Jesus em Mauriti-CE

(Sagrado Coração de Jesus. Foto: PASCOM)

O sol decaiu ameno na tarde hoje, em Mauriti, e o céu revestiu-se de um azul suave encoberto pelas nuvens. Igualmente terno, o adorno do interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição anunciava o que até o tempo reconheceu hoje na Terra da Imaculada Conceição: a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. 

Celebrada hoje, 15, na paróquia - por ser uma festa móvel no calendário das celebrações da Igreja - a festa em honra ao Coração Santo foi marcada pela singeleza e ternura dos traços da celebração. Ao som das vozes harmônicas do coral Nossa Senhora das Dores (comunidade Nossa Senhora das Dores, sítio Extrema), a Santa Missa iniciou às 18h, sob presidência do pároco, padre Fernandes José. 
A maioria dos fiéis participantes, pertencente ao Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, trajavam vestes brancas e a fita vermelha, símbolos que identificam um zelador do movimento. 

(Procissão de entrada. Foto: PASCOM)

(Zeladores do SCJ participam da Santa Missa. Foto: PASCOM)

(Zeladores do SCJ participam da Santa Missa. Foto: PASCOM)


Em preparação para este dia festivo solene, um tríduo foi rezado na Igreja Matriz ao meio-dia da quarta, quinta e sexta-feira precedentes ao dia de hoje. As reflexões foram feitas com base no trecho da Oração Eucarística que diz "Corações ao Alto", escolhido com o tema da festa deste ano. O lema está no Evangelho de Mateus: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração (Mt 6, 21).

"Eis o Coração que tanto amou os homens"

Na homilia, padre Fernandes profere suas primeira palavras explicando que esta celebração é um ato de reparação ao Coração de Jesus, ferido pelos nossos pecados. "Quando Jesus apareceu a religiosa Margaria Maria Alacoque, no ano 1675, ele tem na palma de sua mão o seu coração, ferido, machucado por causas dos pecados e injúrias da humanidade e pede a ela que seja celebrada uma festa em preparação destas ofensas. Devemos celebrar todos os dias o Coração de Jesus, pois todos os dias temos reparações a fazer", considera o padre. "Este coração que Ele - Jesus - mostra a Santa Margarida Maria é o mesmo coração transpassado no alto da Cruz. A lança que transpassa o coração e desse coração jorra sangue e água. A Igreja nasce naquele momento, porque ali está a plenitude da nossa redenção. A plenitude da salvação está no alto da Cruz", disse. "O que Jesus quer, enquanto pastor da nossa vida, é nos guiar e dirigir no caminho do bem. O que ele não quer é que nos percamos no itinerário rumo à casa do Pai, nos desviando do verdadeiro caminho, o caminho da salvação", garante. 

(Homilia. PASCOM)

No final da homilia, padre Fernandes acolheu aproximadamente 40 novos leigos ao Apostolado da Oração, entregando-lhes as fitas e o certificado que cada zelador deve portar.

(Bênção das fitas. Foto: PASCOM)

(Leigos recebem a fita, tornando-se zeladores. Foto: PASCOM)

Procissão 

Com o término da Santa Missa, a multidão reunida na Igreja Matriz seguiu em procissão pelas ruas da cidade, ladeando um bonito carro-andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus que, do alto da estrutura, brilhava imponente sobre as luzes do carro.
Percorrendo as ruas da cidade, os fiéis retornaram a Igreja Matriz encerrando, no patamar, a solenidade.

(Foto: PASCOM)

(Procissão. Foto: PASCOM)

(Procissão. Foto: PASCOM)


Pastoral da Comunicação - PASCOM



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af