Pular para o conteúdo principal

Paróquia de Mauriti inicia festejos à Imaculada Conceição, padroeira do município



Ao entardecer de hoje, 28 de novembro, a comunidade paroquial de Mauriti/CE deu abertura à programação dos festejos alusivos à Imaculada Conceição, padroeira do município. Para este momento de abertura, uma procissão saiu da capela São Francisco, no bairro Populares, percorrendo as ruas centrais da cidade, sob os acordes da banda de música local, anunciando a todo o povo de Deus que a paróquia está em festa. À frente da procissão, ia o andor com a imagem da padroeira, seguido do 'pau da bandeira' e a multidão de devotos. Com a chegada em frente à Igreja Matriz, aconteceu o hasteamento da bandeira sob aclamação dos fiéis e um show pirotécnico. Logo em seguida, Dom Gilberto Pastana, Bispo Diocesano, presidiu a Santa Missa. A celebração foi concelebrada por padre Fernandes José (pároco), padre Ismael Vogas e padre Tarcísio de Sales (ambos vigários paroquiais), e padre Edson Bantim, assistidos pelos diáconos Francisco Alves e José Santana.

(Pau da Bandeira é levado pelos devotos. Foto: PASCOM)


Como Maria, portadores da palavra de Deus

Na homilia, Dom Gilberto retoma a abordagem feita pelas leituras desta semana: os fins dos tempos. Diante das reflexões que elas trazem, Dom Gilberto afirma que o Cristão não deve ter medo porque tudo isso vai acontecer para que Cristo venha e instaure o seu Reino, Reino este que, na verdade, já está no meio de nós. Tudo que é perverso e mal há de ser retirado para seja instaurado o reino de amor, justiça e verdade. Isso dever ser, pois, motivo de alegria, e não causar medo e preocupação. 


(Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano de Crato - CE. Foto: PASCOM)


A exortação de Dom Gilberto à assembleia é que, como Maria, sejamos portadores da palavra de Deus, permitindo que ela se cumpra em nossas vidas não como queremos; do nosso jeito, mas do jeito que Deus quer, ao mesmo tempo que convida-a a agradecer a Deus em celebrar todos os anos este tempo forte na vida da comunidade.

Outro conselho do pastor diocesano foi sobre criar mais intimidade a palavra de Deus e carregá-la consigo e nos atentar-se aquilo que está escrito e o que é sugerido por ela fazer e obedecer. 

A expectativa de Dom Gilberto para este novenário é que possamos ajustar mais a nossa vida, corrigir o que deve ser corrigido, sem medo, pois ninguém é perfeito. A Palavra nos faz consertar os pensamentos quando eles não são de acordo com os de Deus, tornando-nos mais próximos do seu Reino. 

"Faça-se em mim segundo a tua palavra"

O tema da festa - "Faça-se em mim segundo a tua palavra" - pretende motivar os devotos a refletirem a resposta de Nossa Senhora ao anjo Gabriel quando ele a aparece com o feliz anúncio: preservada da mancha do pecado original, foi escolhida por Deus para gerar em seu ventre o salvador da humanidade, Jesus Cristo.  Maria, de prontidão, aceitou, respondendo: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". Na Sagrada Escritura, esse episódio é narrado no Evangelho segundo São Lucas: capítulo 1 e versículo 38. 

Ao dizer "sim", Maria permite que a palavra de Deus se cumpra em sua vida, tornando-se, por excelência, modelo de fé e obediência ao que o Criador diz. Nesse contexto, as reflexões da festa motivarão os fiéis ao conhecimento e estudo da palavra de Deus para que, assim, possam vivê-la plenamente como fez a Virgem Maria.

Nesse contexto, a expectativa do pároco, padre Fernandes José, é que os fiéis tenham as vidas transformadas pela palavra de Deus, por meio de sua leitura, mas não a leitura somente e, sim, a leitura orante. Como motivação, durante o ciclo novenário, sete bíblias serão sorteadas todas as noites para os fiéis que estiverem na assembleia.




Antes da bênção final, a imagem peregrina da Imaculada Conceição foi acolhida no interior da Igreja Matriz para, a partir de amanhã, sair em peregrinação rumo aos setores que formam a paróquia. Dom Gilberto convidou as crianças da assembleia para rezarem diante dela.
Show católico

A programação para este dia festivo de abertura foi concluída com um show católico envolvendo toda a comunidade presente em um momento de música, louvor, animação e oração, proporcionado por músicos católicos da própria comunidade paroquial.







Entenda a ornamentação que foi feita na Igreja Matriz para a festa de 2019

A simbologia da ornamentação deste ano nos faz refletir sobre a "economia divina" ou seja, a revelação de Deus à humanidade através dos séculos, culminando no perfeito "sim" dado por Maria Santíssima quando responde ao anjo Gabriel: "faça-se em mim segundo a tua palavra". Em outras palavras, é a representatividade da vontade de Deus na história da humanidade.

Como uma manhã ensolarada de primavera, abaixo do sol radiante, paira sobre o jardim florido da criação o suave balé das borboletas. No centro da composição, tem-se a Santíssima Virgem vestida como o sol e tendo a lua debaixo dos pés, resplandecente como a figura descrita no livro do Apocalipse 12,1. Uma verdadeira Imperatriz, a senhora do coração dos mauritienses.




Atrás do altar-mor, pode-se visualizar uma mandala, circunferência usada como arte pelos povos antigos. No Cristianismo, a mandala é concebida como imitação da Jerusalém Celeste, repre  sentando uma imagem ordenada do cosmos; do mundo. O que também nos remete à invocação do ofício da Imaculada, quando figurativamente dizemos "Deus vos Salve, cidade, de torres guarnecida (...)", Maria é essa cidade guarnecida, vigiada, inviolável. E, ao mesmo tempo, a mandala representa, para o homem, o seu abrigo interior, onde se permite um reencontro com Deus.

Pouco abaixo, no altar, a simbologia das borboletas é associada à Ressurreição, mas também às metamorfoses da vida humana em busca de uma evolução nas descobertas do amor de Deus por meio do chamado de Cristo.




No coro da Igreja Matriz, pode-se contemplar o mensageiro, o anjo Gabriel, aquele que anuncia à Maria a Boa Nova. 

E, por fim, ladeando o interior da Igreja, é possível contemplar sete medalhões brasionados, contendo elementos que representam as sete virtudes classificadas em cardeais: prudência, representa da pelo espelho atrás do anjo; justiça, representada pela espada; fortaleza, representada pelo escudo; e temperança, representada pelo jarro; e, também, as três virtudes teologais: a fé, representada pela cruz; esperança, representada pela âncora e a caridade, representada pelo coração. As virtudes nos remetem à seguinte passagem bíblica: “a sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas". (Provérbios 9,1). As sete colunas da perfeição reuniram-se em Maria, a DOMVS AUREA, ou casa de Ouro, e Deus edificou um sua humilde serva a sua casa, e através dela, o Verbo Divino se fez carne vindo habitar no meio nós.




Por: PASCOM - Pastoral da Comunicação







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af