Pular para o conteúdo principal

Coral Padre Argemiro: 32 anos cantando e encantando


Hoje, dia 06 de agosto, o Coral Padre Argemiro registra na sua história 32 anos de serviço ao reino de Deus. Cantando e encantando com presença forte e ativa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição desde agosto de 1988, o coral conta atualmente com aproximadamente 40 vozes divididas entre tenores, barítonos, contraltos e sopranos.

O grupo iniciou com 22 pessoas que se sentiam chamadas a servirem por meio do canto ao passo que a paróquia necessitava de um coral para animar as Liturgias visto que o único atuante, de nome Ieshuá, havia encerrado suas atividades.

Na época, sob direção espiritual do Padre Vicente Luís dos Santos, o coral foi instaurado recebendo a coordenação de José Higino Soares, um dos fundadores, que coordena até os dias atuais. Ao som do órgão, cantou sua primeira Missa embalado por muita emoção e alegria. Desde a sua fundação até hoje, as solenes vestes dos membros compõem-se por uma calça branca e bata azul. 


Com essa missão de cantar louvores ao Pai de forma peremptória e marcante, o coral Padre Argemiro chega a mais três décadas. Sua performance, considerada referência, o levou a cantar celebrações em outras cidades e paróquias da Diocese de Crato entoando ordenações diaconais e presbiterais. 

Para a compositora Margarida Sofia Cavalcante, uma das pioneiras, fazer parte do coral padre Argemiro desde a sua fundação é motivo de honra. "Ao longo de tantos anos, servir à Igreja por meio louvor é um mérito reservado aqueles que amam a Deus e a Mãe Imaculada com singular particularidade", considerada a devoção que os membros do coral têm para com a Imaculada Conceição, sua excelsa padroeira". Margarida justifica a boa performance do coral com base na receptividade dos fiéis. "Digo isso porque o coral costuma ser elogiado sempre; é comum ouvir os fiéis dizerem que nós cantamos e encantamos", afirma. Segundo ela, "é  nítido o entrosamento que o grupo  desenvolveu ao logo dos anos; criaram-se laços de amizades saudáveis e em sintonia com a Palavra de Deus. Cantamos para honra e Glória de Deus, como costuma dizer nosso coordenador  Higino Soares, que tão bem conduz nosso coral e que merece nosso respeito e admiração por nos instruir na evangelização através do canto", menciona. "As celebrações que cantamos, todas, sem excessão, foram e são  edificantes. Então, ser da família Coral padre Argemiro é uma bênção. Graças e louvores por esses 32 anos. No céu cantam os anjos, aqui cantamos nós", conclui citando um trecho do lema do coral.

Por Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af