Pular para o conteúdo principal

Na Solenidade Santa Maria Mãe de Deus, ação de graças é elevada pela posse da nova Administração política de Mauriti


Por Pastoral da Comunicação - PASCOM

O Altar bem ornado de flores fazia alusão à tamanha festividade: a Solenidade Santa Maria Mãe de Deus, que, no altar-mor da Matriz de Mauriti, representada pela imagem da Imaculada Conceição, resplandece formosa e bela.

Hoje, ainda na oitava do Natal, a Igreja se volta para a Santíssima Virgem Maria que gerou em seu seio e deu a luz ao Deus feito homem. Chegou a plenitude dos tempos e "Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher", aquela encontrada pelos pastores cuidando e velando o recém-nascido deitado na manejdoura. 

Ao som do coral Mãe de Deus (Mauriti-CE), acompanhado pelo Quarteto Ágio (Crato-CE) e Filarmônica São José (Barbalha-CE), sob regência do seminarista Filipe Gonçalves, a celebração iniciou às 9h desta manhã, sob presidência do Padre Edivan Guedes (pároco) e concelebrada pelo Padre Àrysson Magalhães (vigário paroquial), Frei João Nilson (filho da terra), Padre José Claudiano (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Mauriti) e Padre José Gilberto (Filho da terra e colaborador na Paróquia Senhora Sant'Ana, Santana do Cariri). 




Na homilia, Padre Edivan Guedes retoma a Liturgia da Palavra iniciando pela primeira Leitura (Nm 6, 22-27), que invoca a bênção do Senhor sobre o povo, e expressa a alegria por iniciarmos mais um ano com esta invocação: "o Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti e sua Face e se compareça de ti! O Senhor volte para o Seu rosto e te dê a paz!". Este Senhor, outrora apresentado, "é o menino que nos foi dado e hoje, precisamente oito dias após o seu admirável nascimento, recebeu o nome de Jesus, que significa Deus salva!", disse o padre.




No dia em que o calendário civil conclama todos a celebrarem a confraternização universal, o padre continua afirmando que em Jesus Cristo encontramos a verdadeira paz, "que brota da comunhão com o Senhor! Que Ele inunde com Sua doce paz os dias deste ano Novo ano", espera.


AÇÃO DE GRAÇAS

Na celebração, a paróquia concedeu um espaço à ação de graças pela posse da nova Administração Política que, no pleito 2021/2024, governará a cidade, iniciando hoje (01).

Na cortejo processional de entrada, os Ex.ᵐᵒˢ Srs. Isaac Gomes da Silva Júnior e João Paulo Furtado, prefeito e vice-prefeito eleitos, respectivamente, adentraram conduzindo as imagens da Imaculada Conceição e São José - a do Patriarca da Igreja remete ao seu ano, iniciado em oito de dezembro.

Postas ao lado esquerdo do presbitério, aos seus pés, no momento do ofertório, foram colocadas as chaves da prefeitura municipal.





Referindo-se ao prefeito e vice, bem como aos demais vereadores e membros do secretariado presentes na assembleia, o padre orientou algumas atitudes necessárias para o trabalho que os espera.

A primeira delas, "atitude de fé e esperança nos momentos difíceis e de pranto, quando nossas vistas não conseguirem enxergar os passos do Senhor". A segunda, "disponibilidade à missão", seguindo o exemplo de Nossa Senhora, "que fez-se serva, disponível, ministra do plano salvífico do seu Senhor em seu favor". A terceira e última, "a escuta, silenciosa e contemplativa", como Maria, "que pensava nos acontecimentos à luz de Deus, na presença silenciosa do Senhor, procurando entender o sentido profundo do que acontecia ao seu redor". 

"Somente quem age dessa maneira contempla Deus em todas as suas circunstâncias. Saibamos dizer "sim", mesmo quando essa resposta for difícil e sofrida", finalizou.


OTIMISMO E ESPERANÇA

Para o Senhor Isaac Júnior, o governo é um desafio, mas que proporciona otimismo e esperança (esperança esta presente na manjedoura do Deus Menino), sobretudo iniciado neste dia, da paz mundial e da solenidade Santa Maria de Deus. E assim faz menção a passagem do casamento nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11), na expectativa que a administração seja pautada nas palavras da Virgem Maria, a Imaculada Conceição, padroeira de Mauriti, que pede: "fazei tudo o que Ele [Jesus] vos disser".

Segundo o prefeito, o "sim" dos governantes deve ser inspirado do "sim" de Nossa Senhora ao cumprimento da palavra de Deus. No fim de seu pronunciamento, afirmou guardar as orientações do padre durante todo o governo municipal.




A exortação final do Padre Edivan à assembleia presente foi uma honestidade mútua - dos governantes e do povo - para que o governo seja, de fato, frutífero.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af