Pular para o conteúdo principal

388 jovens de Mauriti-CE foram Crismados nos dois últimos fins de semana

 


No último domingo, dia 17, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Mauriti-CE, finalizou as celebrações da Crisma nas quais 388 jovens foram confirmados na fé. Diante do número expressivo de crismandos, padrinhos e familiares, as celebrações foram organizadas em dois domingos (10/10 e 17/10), cada dia com três celebrações nos horários das 9h, 16h e 19h. Todas as Missas foram presididas pelo Administrador Diocesano, Padre José Vicente; concelebradas pelo Pároco, Padre Edivan Guedes, pelos Vigários Paroquiais, Padre Àrysson Magalhães e Padre José Claudiano; e assistidas pelos Diáconos permanentes, Francisco Alves e José Santana.



Em suas homilias, o Padre José Vicente pontuou que a Crisma, uma continuidade da vida cristã, deve resultar nos jovens a graça de estarem sempre ao dispor de Deus e servi-lO de todo o coração. A Crisma confere o grau de maturidade da fé para viver a vida sacramental de uma forma mais intensa, coroando esta experiência com a recepção do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor: a Eucaristia. Assim, os dons do Espírito Santo não devem ser recebidos em benefício próprio, mas em favor da Igreja e do serviço aos irmãos e irmãs. “No local onde você vive, você pode fazer algo em favor dos que ainda não se crismaram, receberam a Eucaristia, das famílias. Conversem com os padres, os líderes, os catequistas e digam: ‘eu estou aqui, em que eu posso ajudar?’”. Nessas palavras, exortou os jovens a colocarem a vida a serviço de Deus, da Igreja e do próximo.




RECEBER O ESPÍRITO DEVE INTENSIFICAR O DESEJO DE SERVIR À IGREJA

Para Ruan Felipe, a Crisma representa uma evolução da caminhada cristã iniciada no Batismo. O jovem, que atua como coroinha em sua comunidade e na Igreja Matriz, relatou que receber o Espírito Santo intensifica o seu desejo de continuar servindo à Igreja com mais fervor e dedicação, e destacou a importância do padrinho - ou da madrinha - de Crisma para auxiliar o crismado na vida de fé.


CONHECER O AMOR MISERICORDIOSO DO PAI NA PESSOA DE JESUS CRISTO

A catequista Dilza Conceição disse que a sua missão de conduzir os jovens na preparação para a Crisma simboliza para ela um sinal muito profundo do amor de Deus. Para ela, por meio da catequese, as pessoas se tornam cada vez mais conhecedoras do amor misericordioso do Pai na pessoa de Jesus Cristo. O caminho preparatório foi concluído em 2019 e os jovens deveriam se Crismar nos meses iniciais de 2020, porém, veio a pandemia do coronavírus e foi necessário esperar até que o cenário permitisse a celebração em razão do grande número de participantes. Esse tempo de espera, na visão de Dilza, foi desafiador, mas vivido com muita força e coragem. “Foi um grande desafio, mas não cruzamos os braços e não nos deixamos nos levar pelo desânimo. Sempre tivemos a coragem e a força de nos lançarmos e chegarmos onde chegamos hoje: neste momento especial que só temos a agradecer por estarmos concluindo esta missão”, partilhou.






NOITE DE GRATIDÃO

Na última das seis celebrações, o pároco, padre Edivan Guedes, reforçou a sua gratidão aos catequistas de toda a paróquia pelo trabalho e fidelidade desempenhadas na colaboração e educação de fé das crianças e jovens da sede e das comunidades, como também agradeceu aos familiares e padrinhos pela paciência e colaboração durante todo o processo. O sacerdote falou sobre a dificuldade dos jovens em esperar dois anos para concretizar este momento, mas a alegria deste dia leva ao agradecimento a Deus diante do fato de terem sido, enfim, confirmados na fé. Dirigindo-se aos crismados, pediu a colaboração deles na evangelização e destacou a alegria deste ciclo ter sido concluído. “Precisamos de vocês! A paróquia, hoje, se alegra com estes 388 jovens crismados. Celebramos, nestes dois domingos, um Pentecostes na nossa paróquia. Vocês confirmaram a fé; nós, padres, padrinhos, catequistas e agentes de pastoral também confirmamos a nossa fé”, disse. Padre Edivan agradeceu, também, aos vigários paroquiais, diáconos, funcionários e agentes de todas as pastorais envolvidos no preparação, organização e zelo das celebrações.




Por Pastoral da Comunicação - PASCOM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in...

Por que, na Quaresma, cobrem-se as imagens sacras com um pano roxo?

"Antes das Vésperas, cobrem-se as Cruzes e imagens sacras existentes na igreja. As Cruzes permanecem cobertas até ao fim da adoração da Cruz, na Sexta-Feira Santa, e as Imagens até o Hino dos Anjos (Glória a Deus nas Alturas), no Sábado Santo”. Durante toda a Quaresma, a Igreja se veste de roxo, cor que simboliza a tristeza, dor e penitência. No quinto domingo da quaresma, as imagens sacras são cobertas, pois se anuncia que a Paixão do Senhor se aproxima. O costume de cobrir as imagens na Igreja é antiquíssimo, fazendo referência ao luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que permite aos fiéis contemplar as imagens sacras cobertas e adentrar em uma reflexão profunda do mistério da Paixão do Senhor. São João relata que  “os judeus pegaram, pela segunda vez, em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas...

Comunidade do Apanha Peixe encerra festejos ao Sagrado Coração de Jesus

"Cheios de esperança, estamos aqui para celebrar o mistério de amor", entoando esta canção a comunidade dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, no sítio Apanha Peixe, em Mauriti, deu início a Celebração Eucarística que encerrou, na noite de hoje, 22, os festejos ao padroeiro.  Há 27 anos, a comunidade aproveita das graças derramadas pelo Sagrado Coração. Este ano, de uma forma especial, por celebrar a festa do padroeiro na mesma época da celebração de Corpus Christi, a comunidade foi convidada a vivenciar as reflexões do tríduo festivo embasadas no tema "Sagrado Coração de Jesus, o Pão Vivo descido do céu". Desde a última terça-feira, a programação contava com alvoradas festivas, ofícios - do Sagrado Coração de Jesus e da Imaculada Conceição - meditação do Terço da Misericórdia, encerrando com a celebração da Santa Missa. Tudo isso para que a comunidade, e aquelas que se achegaram para também celebrar, pudesse refletir a importância do sacramento da Euca...