Distrito Buritizinho, em Mauriti, encerra os festejos alusivos ao padroeiro: São Francisco de Assis.
São Francisco de Assis, padroeiro do distrito Buritizinho. Foto: PASCOM.
Na manhã de hoje, 04 de outubro, dia em que a Igreja no mundo inteiro celebra São Francisco de Assis, o distrito Buritizinho, em Mauriti, também cantou louvores ao amado Pai Seráfico, padroeiro local.
Encerrando os momentos celebrativos realizados ao longo dos últimos nove dias, com alvoradas, peregrinações, novenas, pregações e missas, o pároco, padre Fernandes José, presidiu a Santa Missa. Na concelebração, esteve o padre Cláudio, filho da terra.
Padres Cláudio e Fernandes. Foto: PASCOM.
Devotos participam da Missa em honra a São Francisco. Foto: PASCOM.
"No dia de São Francisco, o Senhor nos convida ao olharmos para o chamado que Ele nos faz: à santidade - uma caminhada de aproximação para com Deus", disse padre Fernandes, iniciando sua homilia. Ele continua fazendo uma ponte entre o chamado à santidade e o ano do laicato: "São Francisco foi um leigo, pois abraçou o evangelho a partir de sua realidade batismal, como todo leigo é chamado a abraçar, e alcançou um grau extraordinário de santidade", pontuou.
"O caminho de santidade escolhido por Francisco foi deixar em segundo plano aquilo que era considerado de maior importância em sua vida. Ele dispõe abandonar a riqueza e abraçar a pobreza, pois este era o caminho para ele encontrar Deus", destacou. Em suas palavras, padre Fernandes fala do caminho individual que cada um deve trilhar para alcançar a santidade: "qual a realidade de minha vida que não me deixa seguir o Cristo mais de perto? É esse o ponto que devo tirar da minha vida; bens materiais ou imateriais. Cada um de nós somos chamados à santidade, mas cada um tem o seu caminho", continuou.
Pe. Fernandes em sua homilia. Foto: PASCOM.
Pe. Fernandes em sua homilia. Foto: PASCOM.
A expectativa do padre para a festa de São Francisco, este ano, é que possa despertar, em cada coração, o desejo de alcançar a santidade e que cada um alegre-se e coloque-se a serviço do caminho necessário para a santidade aconteça.
Após a missa, conduzindo a imagem de São Francisco, entoando hinos e louvores ao padroeiro, os fiéis saíram em procissão pelas ruas do distrito, encerrando a festa do padroeiro. Todos estavam tomados pela alegria da vivência fraterna e partilha dos dons celestiais, ao longo do ciclo novenário, porém, também com sentimento de saudade de todos os momentos celebrativos, na expectativa de que venha o próximo ano para celebrarem São Francisco, novamente, com alegria e fervor.
Pe. Cláudio. Foto: PASCOM.
Santa Missa. Foto: PASCOM.
Foto: PASCOM.
Foto: PASCOM.
Foto: PASCOM.
Procissão pelas ruas do distrito. Foto: PASCOM.
Procissão pelas ruas do distrito. Foto: PASCOM.
Por Pastoral da Comunicação
Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Mauriti-CE
Comentários
Postar um comentário