Desde o domingo passado (06) até a última quarta-feira (09), o Santuário Lar Paroquial da Mãe Rainha, no distrito São Miguel, a 18km da sede de Mauriti, acolheu 15 que participaram da Jornada de Formação dos Líderes da Juventude Masculina de Schoenstatt - JUMAS na Diocese de Crato. Além de jovens da cidade de Mauriti, vieram, também, participantes das cidades de Crato, Guaranhuns e Olinda.
Ser jovem Mariano, Cristocêntrico e viver a fé com liberdade
Para o diácono Francisco Alves, de Mauriti, o evento tem como objetivo a formação pedagógica das lideranças do movimento: "para a juventude masculina, o método pedagógico de Schoentatt trabalha com a pedagogia das vinculações e a formação do Homem Novo a partir do conhecimento do Evangelho e da Aliança de Amor com Nossa Senhora. Ser jovem Mariano, Cristocêntrico e viver com liberdade a sua fé", explicou.
![]() |
Foto: reprodução/Diácono Francisco |
E continua detalhando que a estrutura da Juventude Masculina de Schoentatt é formada por três grupos denominados Grupos de Vida. O primeiro é o dos pioneiros, formado por jovens pré-adolescentes entre 10 e 14 anos. O segundo, dos aliados: aqueles acima de 14 anos. O terceiro são os apóstolos. Ainda segundo o diácono Francisco, cada grupo desses tem uma metodologia de vivência do seu "ser jovem" a partir do carisma Mariano do movimento de Schoentatt. Na ocasião, diácono Francisco foi nomeado acessor da Juventude Masculina de Schoenstatt da Diocese de Crato.
![]() |
Foto: reprodução/Diácono Francisco |
Crescimento e comunhão com a Igreja
Para a cidade de Mauriti, também houve eleição para líder e vice-líder da JUMAS. Foram eleitos, para o cargo de líder, o jovem Danilo Bento e, para vice-líder, o jovem Aleff Fernandes. Danilo já é membro da JUMAS em Mauriti há 02 anos, quando o movimento chegou à cidade. "A JUMAS é muito importante para mim. Sempre fiz parte do movimento da Mãe Rainha. Com a JUMAS, além de ter proporcionado um melhor entendimento sobre o movimento, pude me envolver ajudando assim a fazer com que o movimento cresça e tentando trazer mais jovens. É importante a nossa inserção no movimento de Schoenstatt, pois nos ajuda a sermos pessoas melhores a cada dia e termos comunhão com a Igreja", relatou Danilo.
![]() |
Foto: reprodução/Diácono Francisco |
Cristão leigos ativos na Igreja e sociedade
O encontro foi acessorado pelo Padre Carlos Alberto Pereira, pertencente ao Instituto dos padres de Schoentatt. Padre Carlos Alberto é português; está no Brasil desde setembro do ano passado. Aqui, no país, é reitor do Santuario Mãe Rainha em Olinda/Recife; Assistente Espiritual do Terço dos Homens da Mãe Rainha na Arquidiocese de Olinda/Recife e Assessor da Juventude masculina de Schoenstatt - JUMAS no Regional Nordeste I.
![]() |
Foto: reproduçã/Diácono Francisco |
Segundo o sacerdote shoenstattiano, incentivar a juventude masculina nesse caminho de evangelização é importante para que os jovens possam escolher Cristo presente na vida deles: "podemos ajudar os jovens a escolherem esse caminho de fé e seguimento do Senhor. Schoenstatt tem essa proposta concreta que procura formar leigos para serem ativos tanto na Igreja como na sociedade. A importância maior é prepararmos os nossos jovens com a consciência completa que não se reduz somente a Igreja, mas a formação de líderes presentes na sociedade, na cultura", disse, lembrando os ensinamentos do padre José Kentenich, fundador do movimento de Schoenstatt. "Formar jovens conscientes do seu compromisso com o Cristo, através da Aliança de Amor com Maria, mas que se realiza, também, em todos os ambientes", concluiu.
![]() |
Foto: reprodução/Diácono Francisco |
Durante o encontro, os jovens participaram de momentos de espiritualidade, formação, partilha e Santa Missa.
Para saber mais sobre a Juventude Masculina de Schoentatt, acesse o site:
Texto: Pastoral de Comunicação - PASCOM
Informações e fotos enviadas pelo diácono Francisco Alves
Comentários
Postar um comentário