Pular para o conteúdo principal

Fiéis de Mauriti-CE iniciam exercícios do mês dedicado à Nossa Senhora

(Foto: PASCOM)

Após o repicar do sino, às 05h30min, que, comumente, precede a celebração eucarística, na torre da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, músicas votivas à Nossa Senhora começaram pelas ruas do centro de Mauriti-CE. Foi o despertar ao povo católico da cidade que, neste época do ano, em maioria com as vestes brancas e o terço na mão se dirige à Igreja Matriz para participar da Santa Missa, às 6h. 

É 'mês de maio', tempo em que se manifesta com ainda mais fervor a devoção do povo mauritiense à Virgem Imaculada, expressa nas missas com numerosa participação dos fiéis, peregrinação às famílias com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, novena e peregrinação às ruas, seguidas de coroação e momentos de partilha durante todos os dias do mês. 
(Devotos de Nossa Senhora participam da Missa. Foto: PASCOM)

O mês tradicionalmente dedicado à Virgem Maria foi aberto hoje, 1, com a Santa Missa sob a presidência do pároco, padre Fernandes José. Após a Missa, os fiéis conduziram a imagem de Nossa Senhora à residência da primeira família escalada para recebê-la. Lá, houve a meditação do ofício da Imaculada e a coroação da imagem. 

(Foto: PASCOM)

01/05 - Festa de São José Operário 

Hoje a Igreja celebra a festa de São José Operário, patrono dos trabalhadores. 
"São José foi aquele que abraçou a causa do trabalho. Não esperou nada cair do céu, mas fez aquilo que deveria ser feito. Mesmo sendo pai de Jesus Cristo, derramou seu suor para alimentá-lo, justamente com sua esposa, a Virgem Maria", refletiu padre Fernandes em sua homilia. 

(Foto: PASCOM)

"Nós também devemos ser assim, pois Deus não faz por nós aquilo que está ao nosso alcance humano. São José é um exemplo claro disso; de santidade, de descruzar os braços e fazer aquilo que está no plano de salvação", continuou.

Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? (Lc 1, 43)

Assim como fez visita à sua parenta Isabel, num gesto análogo, a imagem de Nossa Senhora visitou neste primeiro dia do mês, os moradores que fazem a rua Epitácio Leite e travessa Moacir Cartaxo.

Como é de costume no mês mariano, ao fim da novena rezada na matriz e com a chegada da procissão às ruas, a imagem é posta num lugar de honra feito pelos moradores, um altar ornado com flores e crianças trajadas de anjos, onde a imagem da Senhora de Fátima é acolhida pelos fiéis e coroada.

(Nossa Senhora visita a rua Epitácio Leite e travessa Moacir Cartaxo. Foto: PASCOM)

(Coroação de Nossa Senhora. Foto: PASCOM)

Esse gesto se repete dentro das 30 noites deste mês ditoso, nas diversas ruas e bairros da cidade, finalizando com o grande dia 31 de maio: a Coroação Solene da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira deste torrão.

Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

  1. Sou filha deste torrao, participei muitos anos desta caminhada, quando era estudante, com a minha querida mãe Ana Anália, muito fervorosa. Fui anjo e pastorinha, representando Lúcia, para coroar Nossa Senhora de Fátima, em nossa residência. Hoje sou Religiosa Consagrada, na Congregação das Beneditinas Missionarias de Tutzing, Ir. Maria Aleluia, e, moro em Olinda - PE. Estou bem unida espiritualmente. Nossa Senhora de Fátima. Rogai por nós... Deus nos abençoe!!! Amém!!! ALELUIA!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in...

Por que, na Quaresma, cobrem-se as imagens sacras com um pano roxo?

"Antes das Vésperas, cobrem-se as Cruzes e imagens sacras existentes na igreja. As Cruzes permanecem cobertas até ao fim da adoração da Cruz, na Sexta-Feira Santa, e as Imagens até o Hino dos Anjos (Glória a Deus nas Alturas), no Sábado Santo”. Durante toda a Quaresma, a Igreja se veste de roxo, cor que simboliza a tristeza, dor e penitência. No quinto domingo da quaresma, as imagens sacras são cobertas, pois se anuncia que a Paixão do Senhor se aproxima. O costume de cobrir as imagens na Igreja é antiquíssimo, fazendo referência ao luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que permite aos fiéis contemplar as imagens sacras cobertas e adentrar em uma reflexão profunda do mistério da Paixão do Senhor. São João relata que  “os judeus pegaram, pela segunda vez, em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas...

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lh...