Pular para o conteúdo principal

Fiéis de Mauriti-CE iniciam exercícios do mês dedicado à Nossa Senhora

(Foto: PASCOM)

Após o repicar do sino, às 05h30min, que, comumente, precede a celebração eucarística, na torre da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, músicas votivas à Nossa Senhora começaram pelas ruas do centro de Mauriti-CE. Foi o despertar ao povo católico da cidade que, neste época do ano, em maioria com as vestes brancas e o terço na mão se dirige à Igreja Matriz para participar da Santa Missa, às 6h. 

É 'mês de maio', tempo em que se manifesta com ainda mais fervor a devoção do povo mauritiense à Virgem Imaculada, expressa nas missas com numerosa participação dos fiéis, peregrinação às famílias com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, novena e peregrinação às ruas, seguidas de coroação e momentos de partilha durante todos os dias do mês. 
(Devotos de Nossa Senhora participam da Missa. Foto: PASCOM)

O mês tradicionalmente dedicado à Virgem Maria foi aberto hoje, 1, com a Santa Missa sob a presidência do pároco, padre Fernandes José. Após a Missa, os fiéis conduziram a imagem de Nossa Senhora à residência da primeira família escalada para recebê-la. Lá, houve a meditação do ofício da Imaculada e a coroação da imagem. 

(Foto: PASCOM)

01/05 - Festa de São José Operário 

Hoje a Igreja celebra a festa de São José Operário, patrono dos trabalhadores. 
"São José foi aquele que abraçou a causa do trabalho. Não esperou nada cair do céu, mas fez aquilo que deveria ser feito. Mesmo sendo pai de Jesus Cristo, derramou seu suor para alimentá-lo, justamente com sua esposa, a Virgem Maria", refletiu padre Fernandes em sua homilia. 

(Foto: PASCOM)

"Nós também devemos ser assim, pois Deus não faz por nós aquilo que está ao nosso alcance humano. São José é um exemplo claro disso; de santidade, de descruzar os braços e fazer aquilo que está no plano de salvação", continuou.

Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? (Lc 1, 43)

Assim como fez visita à sua parenta Isabel, num gesto análogo, a imagem de Nossa Senhora visitou neste primeiro dia do mês, os moradores que fazem a rua Epitácio Leite e travessa Moacir Cartaxo.

Como é de costume no mês mariano, ao fim da novena rezada na matriz e com a chegada da procissão às ruas, a imagem é posta num lugar de honra feito pelos moradores, um altar ornado com flores e crianças trajadas de anjos, onde a imagem da Senhora de Fátima é acolhida pelos fiéis e coroada.

(Nossa Senhora visita a rua Epitácio Leite e travessa Moacir Cartaxo. Foto: PASCOM)

(Coroação de Nossa Senhora. Foto: PASCOM)

Esse gesto se repete dentro das 30 noites deste mês ditoso, nas diversas ruas e bairros da cidade, finalizando com o grande dia 31 de maio: a Coroação Solene da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira deste torrão.

Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

  1. Sou filha deste torrao, participei muitos anos desta caminhada, quando era estudante, com a minha querida mãe Ana Anália, muito fervorosa. Fui anjo e pastorinha, representando Lúcia, para coroar Nossa Senhora de Fátima, em nossa residência. Hoje sou Religiosa Consagrada, na Congregação das Beneditinas Missionarias de Tutzing, Ir. Maria Aleluia, e, moro em Olinda - PE. Estou bem unida espiritualmente. Nossa Senhora de Fátima. Rogai por nós... Deus nos abençoe!!! Amém!!! ALELUIA!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af