(Sagrado Coração de Jesus. Foto: PASCOM)
O sol decaiu ameno na tarde hoje, em Mauriti, e o céu revestiu-se de um azul suave encoberto pelas nuvens. Igualmente terno, o adorno do interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição anunciava o que até o tempo reconheceu hoje na Terra da Imaculada Conceição: a solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
Celebrada hoje, 15, na paróquia - por ser uma festa móvel no calendário das celebrações da Igreja - a festa em honra ao Coração Santo foi marcada pela singeleza e ternura dos traços da celebração. Ao som das vozes harmônicas do coral Nossa Senhora das Dores (comunidade Nossa Senhora das Dores, sítio Extrema), a Santa Missa iniciou às 18h, sob presidência do pároco, padre Fernandes José.
A maioria dos fiéis participantes, pertencente ao Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, trajavam vestes brancas e a fita vermelha, símbolos que identificam um zelador do movimento.
(Procissão de entrada. Foto: PASCOM)
(Zeladores do SCJ participam da Santa Missa. Foto: PASCOM)
(Zeladores do SCJ participam da Santa Missa. Foto: PASCOM)
Em preparação para este dia festivo solene, um tríduo foi rezado na Igreja Matriz ao meio-dia da quarta, quinta e sexta-feira precedentes ao dia de hoje. As reflexões foram feitas com base no trecho da Oração Eucarística que diz "Corações ao Alto", escolhido com o tema da festa deste ano. O lema está no Evangelho de Mateus: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração (Mt 6, 21).
"Eis o Coração que tanto amou os homens"
Na homilia, padre Fernandes profere suas primeira palavras explicando que esta celebração é um ato de reparação ao Coração de Jesus, ferido pelos nossos pecados. "Quando Jesus apareceu a religiosa Margaria Maria Alacoque, no ano 1675, ele tem na palma de sua mão o seu coração, ferido, machucado por causas dos pecados e injúrias da humanidade e pede a ela que seja celebrada uma festa em preparação destas ofensas. Devemos celebrar todos os dias o Coração de Jesus, pois todos os dias temos reparações a fazer", considera o padre. "Este coração que Ele - Jesus - mostra a Santa Margarida Maria é o mesmo coração transpassado no alto da Cruz. A lança que transpassa o coração e desse coração jorra sangue e água. A Igreja nasce naquele momento, porque ali está a plenitude da nossa redenção. A plenitude da salvação está no alto da Cruz", disse. "O que Jesus quer, enquanto pastor da nossa vida, é nos guiar e dirigir no caminho do bem. O que ele não quer é que nos percamos no itinerário rumo à casa do Pai, nos desviando do verdadeiro caminho, o caminho da salvação", garante.
(Homilia. PASCOM)
No final da homilia, padre Fernandes acolheu aproximadamente 40 novos leigos ao Apostolado da Oração, entregando-lhes as fitas e o certificado que cada zelador deve portar.
(Bênção das fitas. Foto: PASCOM)
(Leigos recebem a fita, tornando-se zeladores. Foto: PASCOM)
Procissão
Com o término da Santa Missa, a multidão reunida na Igreja Matriz seguiu em procissão pelas ruas da cidade, ladeando um bonito carro-andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus que, do alto da estrutura, brilhava imponente sobre as luzes do carro.
Percorrendo as ruas da cidade, os fiéis retornaram a Igreja Matriz encerrando, no patamar, a solenidade.
(Foto: PASCOM)
(Procissão. Foto: PASCOM)
(Procissão. Foto: PASCOM)
Pastoral da Comunicação - PASCOM
Comentários
Postar um comentário