Pular para o conteúdo principal

Show católico, em Mauriti, atrai aproximadamente mil pessoas



Os meses de agosto, setembro e outubro trazem consigo uma temática especial proposta pela Igreja. Em agosto, todo o povo de Deus é convidado a rezar pelas vocações. Já setembro é o mês dedicado à Bíblia, que prepara para o mês seguinte, outubro, que é dedicado as missões. No encadeamento destes noventa dias em favor de especiais intenções que sustentam e fortalecem a fé cristã, a paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Mauriti/CE, promoveu à comunidade o show católico "Tu me amas?", realizado na noite de ontem, 31, no patamar da Igreja Matriz, no centro da cidade. O público pôde contar com uma programação bem animada que envolveu músicas, orações, pregação, dinâmicas e apresentações de dança e teatro.

Evento visto da torre da Igreja Matriz. Foto: PASCOM


E por que "Tu me amas?"

Quem já leu ou meditou a passagem do Evangelho de João sabe que, no capítulo 21, Jesus faz esta interrogação ao corpo apostólico, refletindo de modo especial na pessoa do apóstolo Pedro. "Pedro passa a responder a Jesus e se sente um tanto provocado por esta pergunta. Jesus quer que Pedro não apenas o ame apenas com amor de amigo, mas passe a amadurecer essa amizade e ame Jesus na mesma medida que Jesus o ama", considera o padre Ismael Vogas, vigário paroquial de Mauriti e idealizador do projeto. 

"É sempre uma pergunta muito interrogativa e reflexiva, e nós iremos debater em torno disso: dessa profissão de fé de Pedro e, ao mesmo tempo, desta resposta de amor de Pedro a Jesus", continua, explicando a temática que deu nome do show.

Padre Ismael Vogas. Foto: PASCOM

Padre Ismael Vogas. Foto: PASCOM


Para a realização deste evento, padre Ismael contou com o apoio de membros das pastorais e movimentos paroquiais, dispostos em uma equipe de articulação. Dodôra Oliveira também integrou esta equipe. Além de ser membro do Encontro de Casais com Cristo - ECC, ela é uma soprano no Coro Paroquial Nossa Senhora da Conceição e faz parte do grupo de Canto São João Paulo II. E não para por aqui, também coordena o coral infantil Imaculada Conceição. Pela trajetória, pressupõe-se que Dodôra tenha sido uma das atrações do "Tu me amas?". E, sim, foi. Para ela, que canta na Igreja de Mauriti há 28 anos, fazer parte deste momento significa vivenciarmos a indagação de Jesus que, além de ser feita a Pedro, é, também, feita a cada um de nós. 


Dodôra Oliveira. Foto: PASCOM


"A vocação é um chamado. A que vivemos?", questiona. "A nossa vida deve estar pautada na palavra de Deus que é luz para as nossas vidas", considera. "Responder a Jesus de maneira positiva é dar testemunho, é abraçar a causa da nossa Igreja e verdadeiramente servir, lutar pelos mais pobres e injustiçados. É fazer o bem", conclui.

Dodôra Oliveira. Foto: PASCOM


Além de Dodôra Oliveira, outros músicos católicos fizeram a animação da noite. Estiveram presentes Renato Marcelino, da Renovação Carismática Católica; o Ministério de Música Seja Luz e o Ministério de Arte e Teatro, também da RCC; o grupo de dança Nossa Senhora das Dores, da capela Nossa Senhora das Dores, no sítio Extrema, e o padre Ismael Vogas, ministrando a pregação, e o padre Tarcísio Sales.

Atrações e equipe de articulação. Foto: PASCOM


A alegria da pertença a Cristo

Estima-se, de acordo com a organização do evento, que aproximadamente mil pessoas tenham participado, entre crianças, jovens e adultos, da sede, dos sítios e distritos da cidade.

Público do evento. Foto: PASCOM


Raramente se acontece um evento católico aos moldes do "Tu me amas?". É por isso que o Secretário de Cultura de Mauriti, Divan Santana, incentiva a iniciativa. "Um evento como esse é importante tanto para os jovens como para toda a família. O nosso município é carente de eventos católicos. A gente vê diariamente festas de forró e vários outros ritmos. Um evento como esse traz paz, renovação, amor. Que venham outros eventos como este para que nossas famílias sejam cada dias mais abençoadas", diz

Ministério de Música Seja Luz. Foto: PASCOM

Ministério de Música Seja Luz. Foto: PASCOM

Padre Tarcísio e Padre Ismael proferindo a bênção final. Foto: PASCOM


Continuidade

Agosto, que é o mês das Vocações, chegou ao fim, mas restam, ainda, setembro e outubro, que celebram, respectivamente, a Bíblia e as Missões. O "Tu me amas?" é apenas uma das primeiras atividades para a programação que está sendo preparada pensando nestas celebrações que hão de acontecer em breve.

Por Pastoral de Comunicação - PASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af