Pular para o conteúdo principal

Vigília do Natal do Senhor: "nasceu para vós um Salvador"


O anúncio do Evangelho narrado em Lucas, capítulo 2 e versículo 11, proclama a boa nova de maior significado para os Cristãos no mundo inteiro: "hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo, o Senhor". O Natal do Senhor Jesus, o Verbo que se encarnou no seio da Virgem Maria e veio morar entre nós, feito homem, é celebrado no mundo inteiro e reúne famílias, Igrejas e todo o povo de Deus para recordar os principais ensinamentos que o Menino Jesus vem trazer e difundir entre os homens: humildade, amor, mansidão e outros mais que se possam destacar. 

A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti/CE, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro celebrou solenemente a Vigília do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo em Missa presidida pelo pároco, padre Fernandes José, na feliz noite deste dia 24. No início da celebração, a iluminação interior da Matriz foi reduzida durante a procissão de entrada e a recitação da Kalendas. Logo após, padre Fernandes removeu o tecido que estava envolto da imagem do menino Jesus e adornou-a com flores trazidas pelas crianças da paróquia. 




Em sua homilia, padre Fernandes reflete a recordação que a Igreja faz hoje "da vinda daquele que nos amou por primeiro e quis, na manifestação plena desse amor, experimentar a nossa condição humana, fazendo-se um de nós, igual a nós em tudo, como nos fala São Paulo, exceto no pecado", iniciou. "O nascimento do Salvador narrado hoje segundo São Lucas nos mostra a intervenção divina feita por um anúncio aos pastores; o anjo do Senhor que vem sempre ao nosso encontro revelando esse amor", continuou. 


O padre faz um destaque especial à missão dos pastores que foram responsáveis por levar o anúncio do nascimento de Jesus. Existia quase que uma escala entre eles, aqueles que estavam no momento da vigília foram os que receberam o grande anúncio do Anjo de Deus trazendo a alegria do nascimento do Salvador feito homem."O autor sagrado inaugura aqui a importância de estarmos sempre em estado de vigilância, estarmos atentos e encontrarmos em outras passagens da escritura sagrada esse alerta [...]. Os que estavam dormindo em estado de repouso não contemplaram a face do anjo de Deus e nem experimentaram a alegria de receberem tal anúncio de sua boca", disse. "Que as nossas ocupações do dia a dia não nos impeçam de estarmos atentos aos sinais de Deus para fazermos o que ele nos pede e que o nosso estado de vigilância seja perene, constante", exorta. 


Após a bênção final, a assembleia permaneceu para assistir, atenta, o translado da imagem do Menino Jesus até o presépio que fica ao lado esquerdo da porta principal da Igreja Matriz. Incensada a imagem do Menino Jesus, todos puderam venerá-la e, diante dela, refletir a oportunidade que Deus deu a toda a humanidade de encontrar Jesus na sua humildade e simplicidade.

Por Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af