Pular para o conteúdo principal

Devotamente, louvores à São Francisco são cantados em Mauriti

São Francisco de Assis, padroeiro do Bairro Populares. Foto: PASCOM.


Ao anunciar o relógio da Matriz a chegada das 18h do dia de ontem, 04 de outubro, devotos de São Francisco de Assis estavam reunidos em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, para celebrarem, em comunhão, a vida e santidade do amado Pai Seráfico. Ladeando o carro andor ornado com flores amarelas e tecidos dourados, percorreram, entoando cânticos e orações pelas principais ruas que ligam o centro da cidade ao bairro Populares, onde foi celebrada, em frente à capela dedicada a São Francisco, a missa solene de encerramento dos festejos ao padroeiro daquela comunidade.

Carro andor em frente a Igreja Matriz, local de saída da procissão. Foto: PASCOM.

Procissão de São Francisco pelas ruas da cidade. Foto: PASCOM.


Seguindo o carro andor, estava o andor de Nossa Senhora da Conceição, em alusão ao Ano Jubilar dos 75 anos de criação da paróquia de Mauriti e o andor de Santa Clara de Assis. 

A procissão, acolhida com palmas ao chegar na capela, deixou os andores em local vistoso de modo que os fiéis, ao admirarem tal beleza, fossem levados ao desejo de buscar à santidade, tal como São Francisco que foi tão obediente ao chamado de Deus para sua vida. 

Andores com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Santa Clara. Foto: PASCOM.

Andores com as imagens de Nossa \Senhora da Conceição e Santa Clara. Foto: PASCOM.


Padre Fernandes, pároco, presidiu a Santa Missa, assistido pelo diácono José Santana Barbosa. Em suas palavras iniciais, na homilia, padre Fernandes direciona a assembleia a buscar descobrir, como São Francisco, aquele aspecto da pessoalidade que impede de trilhar livremente o caminho da santidade a qual todos são chamados. "Dentro da conversão de São Francisco existiu um aspecto que poderia ser trazido para a nossa vida de fé: quando ele resolve descobrir o que o afasta de Deus, mesmo aderindo a fé e vivendo o evangelho. Sabe, então, que é a riqueza material. Assim, Francisco resolve renunciar aos bens e escolhe a pobreza como companheira no seu itinerário de santidade", avaliou o pároco. 

Continuando, padre Fernandes fala também dos bens imateriais, aqueles sentimentos que também impedem de nos aproximarmos de Deus, como o orgulho, a arrogância, a vaidade: "cada um deve descobrir o seu itinerário de santidade. Assim como Francisco descobriu o que o impedia de seguir a Cristo, também somos chamados a descobrir aquilo que nos impede. E, como São Francisco, depois de descobrirmos, termos a coragem de nós desnudarmos para nos revestirmos do homem novo", disse.

Proclamação do Santo Evangelho pelo Diácono José Santana. Foto: PASCOM.

Foto: PASCOM.

 Pe. Fernandes em sua homilia. Foto: PASCOM.

Foto: PASCOM.



Após a celebração da Eucaristia, os fiéis presentes conduziram os andores de volta à Igreja Matriz, onde foram desmontados. Ali, cada devoto de São Francisco - o que já se vê como tradição - levou para casa a sua flor retirada do carro andor, como uma forma de recordar, por mais dias, a riqueza daquele momento. A devoção à São Francisco, um santo que abandonou a riqueza para viver em intimidade com a humildade do evangelho, se revela, nos fiéis, também de maneira simples e singular, como as vestes marrons, ao longo do mês, e a devoção pela oração de São Francisco.

Por Pastoral da Comunicação - PASCOM

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Mauriti - CE


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af