Pular para o conteúdo principal

Frei José Nilto Pereira: 25 anos de seu "sim" ao ministério sacerdotal


Reunidos para render graças e louvar a Deus pelos dons concedidos ao Frei José Nilto Pereira, familiares, parentes e amigos do padre da Ordem Franciscana Secular - OFM cap - uniram-se a ele na noite de ontem (29), para celebrar um dia jubiloso em sua caminhada: 25 anos de ordenação sacerdotal. Para comemorar tão simbólica data, Frei Nilto veio a Mauriti, sua terra natal, celebrar o Jubileu de Prata Sacerdotal na paróquia Nossa Senhora da Conceição. Na Matriz paroquial, onde fora ordenado sacerdote,  presidiu a Santa Missa em ação de graças. Com ele, concelebraram os padres Fernandes José (pároco) e o padre Francisco Paulo (paróquia Nossa Senhora da Conceição - Farias Brito-CE)

Frei Nilto, ao lado do padre Fernandes e do padre. Foto: PASCOM
No altar do Senhor, foi depositado, em intenção, cada serviço prestado em favor da Igreja de Jesus Cristo, dos pobres e necessitados. Na paróquia de Mauriti, especificamente, Frei Nilto prestou relevantes serviços nas restaurações da imagem principal de Nossa Senhora da Conceição. 

Dia de júbilo e agradecimento. Foto: PASCOM

Imagem principal da Imaculada restaurada pelo Frei Nilto. Foto: PASCOM
HOMENAGENS 

"Amigos pela fé"

Cada detalhe da celebração foi bem pensado e tinha um significado especial: homenagear a história do Frei Nilto. O Evangelho foi proclamado pelo diácono José Santana, que cantou no dia de sua ordenação junto ao afinado coral Padre Argemiro, que animou a ordenação presbiteral do Frei Nilto e hoje, 25 anos depois, animou a celebração do seu Jubileu de Prata Sacerdotal. 

Proclamação do Evangelho. Foto: PASCOM

Coral Padre Argemiro. Foto: PASCOM
Padre Paulo, que proferiu a homilia, é um grande amigo de caminhada de Frei Nilton. Juntos, partilharam muitas das lutas e conquistas nas missões que já foram-lhes confiadas: "umas das características da nossa ordem Franciscana é a missão. Quantas missões trabalhamos juntos neste sertão do Ceará, anunciando o Evangelho e propagando a Palavra de Deus", recordou. 

Em suas palavras, padre Paulo destacou a contribuição do amigo para o seu olhar crítico sobre a arte: "com ele, aprendi a olhar a beleza das imagens. Frei Nilto tem esse dom tão bonito de pintar e esculpir - uma maneira de evangelizar", disse, destacando a habilidade do sacerdote para a arte sacra.

"Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor" Salmo 115

Antes do ofertório, Frei Nilto recebeu o cálice usado em sua ordenação sacerdotal, trazido pela Irmã Lourdes, aquela que preparou a liturgia da celebração de sua ordenação sacerdotal. 

Frei Nilto assistindo a entrada do cálice. Foto: PASCOM

Frei Nilto recebendo o cálice. Foto: PASCOM
Anúncio para lá de especial

Nas considerações do padre Fernandes, com grande entusiasmo, o pároco anunciou o presente da paróquia Nossa Senhora da Conceição para o Frei Nilto, por ocasião de seu Jubileu de Prata sacerdotal. Em assembleia, concedeu ao Frei a presidência da solene celebração de encerramento do Jubileu de Diamante da paróquia Nossa Senhora da Conceição, no dia 08 de dezembro, às 09.00h. 

Padre Fernandes em suas considerações. Foto: PASCOM
"Poder celebrar essa Eucaristia é a maior alegria que já senti nesse tempo de graça", disse o Frei Nilto, emocionado. 

"...Enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres."

O lema sacerdotal escolhido por Frei Nilto está na passagem do evangelista Lucas - 4,18: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres. 

"Frei Nilto, Deus te chamou e continua te conduzindo na missão. Anunciar a boa nova aos pequenos: este era o sonho de São Francisco e deve ser também o nosso, fazer com que os fracos; os pequenos sintam-se fortes", destacou, ainda, o padre Paulo. 

Momento da homilia. Foto: PASCOM

Momento da homilia. Foto: PASCOM
Frei Nilto, que foi morador do distrito São Félix, destacou a alegria de poder estar celebrando esse momento de júbilo em sua caminhada, principalmente por ver, na assembleia, pessoas que fizeram/e fazem parte de sua história. Em suas palavras, destacou nomes que o ajudaram em sua caminhada e a presença das pessoas que estavam no dia de sua ordenação e hoje, mais uma vez, fizeram-se presentes na celebração. 

Para encerrar as homenagens na celebração, o coral entoou o hino de júbilo e agradecimento, o "Te Deum Laudamos". Após a bênção, a assembleia homenageou Frei Nilto cantando parabéns e fazendo um pequeno momento de oração.

Por Pastoral da Comunicação - PASCOM



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af