Pular para o conteúdo principal

Batismo do Senhor: paróquia de Mauriti acolhe novos membros para a Igreja de Cristo


Ontem, dia 13 de Janeiro, a Igreja no mundo inteiro celebrou a festa de Batismo do Senhor, concluindo assim as comemorações do tempo santo do Natal.

Na paróquia de Mauriti, a data foi mais especial para 10 pessoas, entre elas 07 adultos, que, por imersão, foram batizadas tornando-se novos membros da Igreja de Jesus Cristo. A turma foi catequizada pelo método catecumenal chamado RICA, o Rito de Iniciação Cristã para Adultos, beseado em catequeses e formações, concluído em uma Santa Missa onde recebem, pela primeira vez, sacramentos da vida cristã: Batismo e  Eucaristia.

A  Santa Missa foi presidida pelo pároco, padre Fernandes José, concelebrada pelo padre coordenador paroquial da catequese, Ismael Vogas, e o padre Murilo (paróquia Santa Joana Princesa/Diocese de Votuporanga-SP). 

Da direita para a esquerda, padre Ismael Vogas, padre Fernandes José e padre Murilo. Foto: PASCOM

Da direita para a esquerda, padre Ismael Vogas, padre Fernandes José e padre Murilo. Foto: PASCOM

Uma nova caminhada 


Para esse dia especial, os catecúmenos, exceto as crianças, passaram por um ano de preparação assistindo, em todas as tardes de sábado, catequeses, atividades para o aprofundamento sobre o conhecimento da Igreja e sua doutrina, os saberes do evangelho, sustentando a caminhada em momentos de espiritualidade e formação.

Sobre essa experiência, a Luana Santos, um dos catecúmenos, destaca: "foi um ano de muito aprendizado. Passei a conhecer muitas coisas que eu não sabia sobre a Igreja. Foi tudo muito importante principalmente porque o nosso catequista estava sempre do nosso lado nos ajudando em tudo", disse. 

Catecúmenos. Foto: PASCOM

"Hoje é um dia muito especial para mim. Antigamente, eu me preparava para o batismo, mas nunca dava certo eu concluir. Quando chegava o dia marcado, sempre havia um obstáculo que me impedia de ir e ser batizado. Hoje, também, aconteceu, mas graças a Deus deu tudo certo. É um dia muito importante. Estou aqui para iniciar uma nova caminhada", disse Flávio Cartaxo, outro dos catecúmenos. Flávio agora firma a sua caminhada já dada a largada como Cristão e membro atuante na Igreja de Jesus Cristo. Ele já é membro da Renovação Carismática Católica - RCC integrando o Ministério de Música do grupo de oração Seja Luz.


O Batismo foi feito por imersão. Foto: PASCOM

Flávio, batizado neste dia. Foto: PASCOM 


Quem os auxiliou nessa caminhada foi catequista Andrade Filho. Para ele foi um desafio, mas que mudou seu ser e impulsionou sua fé. "Para mim, como catequista, foi um desafio muito grande catequizar uma turma de adultos baseado no Rito de Iniciação Cristã para Adultos - RICA do qual eu tinha pouco conhecimento. Tive que me aprofundar e conhecer melhor como funcionava e fui percebendo o quanto era perfeito. Fui aprendendo junto com a turma a cada encontro e o Espírito Santo foi nos conduzindo e tornando tudo mais fácil. Foi uma experiência que mudou meu ser e impulsionou minha fé", comentou. 

Catecúmenos tendo suas velas acendidas pelo catequista. Foto: PASCOM


Ser Cristão: união, fé, solidariedade e missão 

Essa foi a primeira, na paróquia, que recebeu a catequese catecumenal pelo método RICA. Andrade continua comentando que a união das pastorais e movimentos da paróquia nas formações fez com que tudo fluísse melhor.

"Para a paróquia essa turma foi um experimento para que possamos implantar a catequese catecumenal nos próximos anos. Precisamos para seguir o rito envolver as pastorais e movimentos, unidos na formação desses novos cristãos e com a graça de Deus tudo foi fluindo. Este primeiro passo foi de grande importância para a paróquia, pois foi mostrado o verdadeiro sentido do ser cristão, a união, a solidariedade, a fé e a missão", destacou.

Buscar a perfeição em santidade

Padre Fernandes iniciou sua homilia expressando a alegria de receber novos membros para a Igreja de Jesus Cristo. "Hoje vocês deixam a condição de criaturas e se tornam filhos e filhas de Deus. Não parem! Estejam sempre buscando a perfeição em santidade. Este - a santidade - é o maior tesouro que podemos ajuntar no céu", disse dirigindo-se aos catecúmenos. Padre Fernandes também destacou a importância de nós, enquanto Cristãos, nos abrirmos à presença do Espírito Santo em nossas vidas. "Tamanha é a graça que somos assistidos e o presente que recebemos: o Espírito Santo. Quão bom seria se nos abríssemos a essa realidade. Somos assistidos por Ele para buscarmos a conversão e a formação do homem novo. Sozinhos não conseguimos, mas com o Espírito Santo somos capazes", refletiu. 

Momento da homilia. Foto: PASCOM

Na liturgia que celebrava o Batismo do Senhor, padre Fernandes também comenta o episódio do Batismo de Jesus por João no Rio Jordão, anunciado no evangelho de ontem (13). "Jesus vai ao encontro de João para divinizar o que já era digno: receber o Santo Batismo. Jesus vai transformar o sacramento em algo sagrado, pois o próprio Deus participa daquela ação quando soa uma voz do alto que diz: 'Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer'", continuou. 

Momento da homilia. Foto: PASCOM 

Devoção Mariana 

Como de costume ao dia 13 de cada mês, ao término da missa, houve a coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Momento da coroação da Imagem de Nossa Senhora. Foto: PASCOM

Por Pastoral de Comunicação - PASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af