Pular para o conteúdo principal

Missa e bênção do Santíssimo Sacramento acolhem 2019 em Mauriti



Reunida para, diante do Altar do Senhor, render graças a Deus pelas lutas e conquistas vividas em 2018, uma multidão católica lotou a praça da Matriz na noite de ontem, 31 de dezembro, para participar da última Celebração Eucarística do ano. Ao som do Coro Paroquial Nossa Senhora da Conceição, a Santa Missa, sob presidência do padre Fernandes José, pároco, começou, pontualmente, às 23h, presidida no patamar da Igreja Matriz.


A missa foi presidida no patamar da Igreja Matriz. Foto: PASCOM 
A liturgia introduziu os fiéis no mistério da festividade a qual toda a cristandade católica curva-se hoje para celebrar, com honrosa devoção, no primeiro dia do ano, que é Solenidade Santa Maria Mãe de Deus.


Acesse para saber mais sobre o significado da solenidade:

Maria: reflexo do amor de Deus

“Maria é o reflexo do amor de Deus. Ela nos olha com um olhar materno e ver em cada um de nós a criança que somos; nossa inocência; nossa candura. Por isso, tenhamos a certeza firme que Maria continua velando pela Igreja e cuidando de cada um de nós, com um amor de Mãe”, disse padre Fernandes em sua homilia.

A presença materna de Nossa Senhora nos principais acontecimentos que regem a história do Cristianismo, principalmente o Nascimento de Jesus, conferiu à Santíssima Virgem o título de Mãe do próprio Verbo Encarnado, pelo qual Ela [Maria] é constantemente invocada depois de ter gerado o próprio Cristo em seu ventre e dá-lo a luz, tal como ainda meditamos nesta Oitava de Natal. Foi nessa perspectiva que padre Fernandes continuou afirmando que “essa presença deve continuar viva em nossos corações. Triste daquele que a tiver como Mãe, não porque Ela nos abandona, mas porque abandonaram esse amor materno em seus corações”, refletiu. 


"Maria, reflexo do amor de Deus". Foto: PASCOM
“Maria zela pela Igreja como zelou por Cristo na manjedoura”

E finalizou apontando para a permanência de Nossa Senhora na vida da Igreja: “nessa Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, que também a nossa mãe, invoquemos que ela continue sempre presente na sua Igreja, seja por qual título for [levando em consideração os muitos títulos pelos quais Maria é venerada por seus devotos], será sempre nossa mãe. Maria, a Mãe de Jesus de Nazaré, a Mãe do Verbo Encarnado”, concluiu. 

Saudando 2019

Ao soar dos sinos da Matriz a chegada das 00:00 horas, anunciando a chegada do novo dia trazendo consigo a passagem do ano civil, fogos de artifício iluminaram o céu, e o complexo de emoção e agradecimento fez-se envolta dos fiéis que acolheram a nova jornada que hoje se inicia. 

Para invocar as bênçãos de Jesus sobre a caminhada, o Santíssimo Sacramento foi exposto e, dEle, ministrada a bênção solene sobre os fiéis.

Bênção do Santíssimo Sacramento. Foto: PASCOM

Por Pastoral de Comunicação - PASCOM







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af