Pular para o conteúdo principal

Padre Fernandes preside sua última Missa enquanto pároco de Mauriti



Na liturgia de ontem, a Igreja celebrou solenemente a festa da Apresentação do Senhor, recordando a ocasião que, seguindo o costume da lei de Moisés, Maria e José levaram o Menino Jesus para ser apresentado no templo. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, a Missa aconteceu às 19h sob presidência do padre Fernandes José. No início da celebração, na porta de entrada da Matriz, o padre abençoou as velas que foram levadas pela equipe de celebração em sinal de reconhecimento que Cristo é a luz do mundo. 

O sacerdote é o amor do Coração de Jesus

No início de janeiro deste ano, o Bispo Diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, anunciou as nomeações e transferências para o Clero Diocesano em 2020. O padre Fernandes José, até então pároco de Mauriti, foi nomeado pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Brejo Santo, considerando que sua provisão na paróquia mauritiense encerrou-se no dia trinta de dezembro do ano passado. 

Na celebração de ontem, a última presidida por padre Fernandes enquanto pároco da paróquia de Mauriti, ele realizou a sua despedida, afirmando ser Cristo a sua motivação vocacional e que a grandiosa fé do povo de Mauriti é o grande tesouro que a paróquia guarda. Em sua homilia, padre Fernandes aconselha a assembleia sobre como bem prosseguir com a missão evangelizadora, buscando sempre a Cristo, a luz verdadeira: “Ele é a luz necessária, que não se apaga e não nos encandeia. Ele é a luz necessária e faz com que cada um de nós faça esse percurso existencial nesse mundo sem nos perder nem nos distanciar dEle diante das realidades apresentadas pelo mundo”, pois, segundo o padre, devemos manter a consciência que “somente o amor de Cristo nos ilumina”.



 “Se buscarmos essa luz todos os dias, quando concluirmos o curso de nossa vida, poderemos cantar também como Simeão cantou. A motivação de tudo o que vamos fazer na nossa vida deve ser Cristo, seja nos nossos trabalhos, na sociedade ou na Igreja. Ele é quem nos dá força e coragem”, ressaltou. “Que vocês contemplem todos os dias essa luz que é Cristo, na Eucaristia, na palavra de Deus e na comunidade. Levem essa luz na vida de vocês. ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas’; esta promessa não é minha, mas de Cristo”. 

Senhor, honra teu servo

Em nome da assembleia, a senhorita Goretti Santana discursou sobre o paroquiato de padre Fernandes, iniciando com a recordação de uma frase dita pelo padre assim que chegou à paróquia nos fins de dezembro de 2013: “estou aqui para levar Jesus aos corações e acolher de perto os sedentos [...]”. Goretti fez um paralelo das ações realizadas pelo padre Fernandes em termos de estrutura, criação e reformulação das pastorais e movimentos paroquiais, destacando a grande devoção que o padre tem pela Palavra de Deus, por meio da qual sempre procurou motivar os fiéis a lê-la, estudá-la e segui-la. Humildemente, o padre disse que Deus foi o autor de todo o espetáculo.



Após a bênção final da Missa, a multidão de paroquianos ali presentes tomou o espaço do presbitério para dar o último abraço no padre enquanto pároco. Maioria dela trazia consigo uma rosa na mão as quais o padre recebeu todas pessoalmente, enquanto o Coro Paroquial cantava músicas sacerdotais e fiéis presentes se emocionavam.



A Missa na qual padre Fernandes receberá a posse canônica da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo, acontecerá no próximo domingo, dia 09. A Secretaria de Educação de Mauriti disponibilizará transporte gratuito aos fiéis que desejarem participar da celebração. Para assegurar a vaga, cada um deverá entrar em contato com a Pastoral da Comunicação informando o nome completo e CPF. O contato pode ser feito pelo WhatsApp nos seguintes números: (88) 996928488 ou (88) 996603220, ou pelo direct do Instagram @paroquia.imaculada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af