Pular para o conteúdo principal

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: com Santa Missa, a Quaresma é iniciada na Paróquia de Mauriti-CE



Quarta-Feira de Cinzas: dia em que a Igreja marca como ponto inicial o tempo litúrgico da quaresma! Neste tempo, somos convidados com mais fervor a nos voltarmos para a prática do jejum, da penitência e da caridade. Unidos a esses três pilares quaresmais, a comunidade paroquial de Mauriti reuniu-se nesta manhã, para participar da primeira missa de cinzas, presidida pelo padre Edivan Guedes, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.



O período quaresmal não deve ser visto por nós como um tempo de tristeza, mas com os olhos e ouvidos da fé, enxergar e ouvir a Deus, que nos chama à conversão sincera, para que assim possamos celebrar dignamente a Páscoa do Senhor: "A quaresma é este caminho de conversão e vida, para alcançarmos a graça e perdão de Deus. É um tempo oportuno para olharmos a nós mesmos! Quaresma é mergulhar no deserto com Jesus, para depois vivermos a Páscoa", refletiu o pe. Edivan em sua homilia.



Imposição das Cinzas

As cinzas colocadas sobre a nossa fronte é mais que um sinal, é um apelo à conversão: "convertei-vos e crede no Evangelho". As cinzas  geralmente são feitas da queima dos Ramos que foram bentos no Domingo de Ramos do ano passado, sinal que nos recorda que nossa profissão de fé e vida cristã precisam ser renovadas em Deus: "Marcados com cinzas nos lembramos que somos pó e para o pó voltaremos. Esse sinal gravado em nossas frontes é o reconhecimento que somos fracos, mas que Deus é nossa força. Pois a penitência nos fortalece para não cairmos no pecado, as cinzas são um sinal de penitencia e, caminhando com esse sinal, chegaremos à vitória, que é Cristo, nossa páscoa", afirmou o pe. Edivan Guedes.




Campanha da Fraternidade 2020

Com a chegada do Tempo Quaresmal, a Igreja no Brasil também dá início a Campanha da Fraternidade, para que possamos tomar consciência e viver algumas questões sociais do nosso país. Este ano o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade foi: "Fraternidade e Vida – Dom e compromisso", tendo como lema a passagem bíblica: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), onde relata-se a história do bom samaritano. Pe. Edivan levou a assembleia a refletir e exortou a ter para com o próximo os mesmos sentimentos do bom samaritano, de estarmos todos atentos às necessidades do próximo: "ele teve um sentimento compassivo, sentimento de dor para com o outro. Jesus também não passou adiante, mas viveu os mesmos sentimentos do samaritano. Isso é compaixão! Teve o zelo, envolveu-nos com seu amor. Por isso nos faz esse convite este ano. Quaresma é isto: caminhar deserto adentro com o Senhor".
Dessa maneira, nós, como Igreja, somos convidados a cuidar daqueles que precisam, que são esquecidos.

(Cartaz oficial da Campanha da Fraternidade 2020)

Celebrações

Outras celebrações eucarísticas acontecerão durante a quarta-feira de Cinzas. Para ter acesso aos horários e locais, basta clicar abaixo:


Assista à mensagem do Pe. Edivan Guedes para esta quaresma:



por Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in...

Por que, na Quaresma, cobrem-se as imagens sacras com um pano roxo?

"Antes das Vésperas, cobrem-se as Cruzes e imagens sacras existentes na igreja. As Cruzes permanecem cobertas até ao fim da adoração da Cruz, na Sexta-Feira Santa, e as Imagens até o Hino dos Anjos (Glória a Deus nas Alturas), no Sábado Santo”. Durante toda a Quaresma, a Igreja se veste de roxo, cor que simboliza a tristeza, dor e penitência. No quinto domingo da quaresma, as imagens sacras são cobertas, pois se anuncia que a Paixão do Senhor se aproxima. O costume de cobrir as imagens na Igreja é antiquíssimo, fazendo referência ao luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que permite aos fiéis contemplar as imagens sacras cobertas e adentrar em uma reflexão profunda do mistério da Paixão do Senhor. São João relata que  “os judeus pegaram, pela segunda vez, em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas...

Comunidade do Apanha Peixe encerra festejos ao Sagrado Coração de Jesus

"Cheios de esperança, estamos aqui para celebrar o mistério de amor", entoando esta canção a comunidade dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, no sítio Apanha Peixe, em Mauriti, deu início a Celebração Eucarística que encerrou, na noite de hoje, 22, os festejos ao padroeiro.  Há 27 anos, a comunidade aproveita das graças derramadas pelo Sagrado Coração. Este ano, de uma forma especial, por celebrar a festa do padroeiro na mesma época da celebração de Corpus Christi, a comunidade foi convidada a vivenciar as reflexões do tríduo festivo embasadas no tema "Sagrado Coração de Jesus, o Pão Vivo descido do céu". Desde a última terça-feira, a programação contava com alvoradas festivas, ofícios - do Sagrado Coração de Jesus e da Imaculada Conceição - meditação do Terço da Misericórdia, encerrando com a celebração da Santa Missa. Tudo isso para que a comunidade, e aquelas que se achegaram para também celebrar, pudesse refletir a importância do sacramento da Euca...