Pular para o conteúdo principal

É encerrada mais uma festa da Mãe Rainha na paróquia Nossa Senhora da Conceição

Santa Missa marca o encerramento da Festa de Mãe Rainha. Foto: PASCOM

O céu apresentava sinais de chuva ao cair da tarde de ontem (21), em Mauriti, no horário marcado para a Missa de encerramento da festa da Mãe Rainha. O clima não foi um obstáculo para que os devotos da Mãe Peregrina pudessem zelar o compromisso preparado com tanta empolgação desde o último dia 18, quando um tríduo preparatório era iniciado em todas as comunidades da sede, zona rural e distritos ligados ao movimento paroquial de Schoensttat. 

Encerrada no Dia Mundial das Missões, a festa da Mãe Rainha foi uma oportunidade de recordar quantas bênçãos os missionários espalhados por toda a paróquia já alcançaram, amparados na intercessão de Nossa Senhora: “na minha vida mudou tudo, a maior graça que recebi foi o meu marido ter deixado de beber após começar a andar com a Mãe Rainha”, partilhou uma missionária do do sítio Alto Vermelho.

Na casa de Maria das Dores, do sítio Moreira, o dia 10 é um dia de festa: “todos os dias 10 do mês já amanheço com alegria, pois sei que mais tarde vou receber uma visita especial. Não é uma visita qualquer, é a visita da Mãe Rainha”, partilhou sorridente. 

Missionários da Mãe Peregrina. Foto: PASCOM


Missionários da Mãe Peregrina. Foto: PASCOM.

Pe. Ismael Vogas, vigário paroquial. Foto: PASCOM

Na homilia, o presidente da celebração, padre Ismael (vigário paroquial) recomendou orações por todos aqueles que acolhem a imagem da Mãe Peregrina em seus lares, para que saibam acolher não somente a imagem visitante, mas aqueles que carregam consigo Jesus e as propostas do Reino e da Igreja “muitos de nós dizemos amar a Igreja, mas quando precisamos agir como Igreja, somos opositores à Ela; quando alguém nos pede orações, apenas recitamos, mas o nosso tempo não se consome em uma oração verdadeira”, falou. 

“Peregrinamos com o sentido de alcançar a Deus. Nosso Deus vem ao nosso encontro e caminhando conosco, nos leva ao céu. Com sua presença, já experimentamos um pouco do paraíso quando conseguirmos olhar para os outros nos olhos e na sinceridade revelar o coração, fazer-se dom e acolhê-lo como presente de Deus”, continuou.

Foto: PASCOM


Foto: PASCOM

A celebração contou com duas motivações de grande relevância para os Schoentattianos da paróquia Nossa Senhora da Conceição: a primeira foi que, no último dia 18 de agosto, completaram-se 30 anos do início da campanha da Mãe Peregrina na cidade de Mauriti. Chegando ao mês de setembro, os devotos renderam graças pelo vida e sacerdócio do Padre José Kentenich, celebrando, no dia 15, o Jubileu de Outro de sua Páscoa Eterna - 50 anos de seu falecimento, encerrando, assim, o Ano do Pai Fundador do movimento.

Após a Missa, os fiéis puderam despedir-se do momento assistindo a uma bonita queima de fogos e venerando a imagem da Mãe Rainha que, antes do início da celebração, foi conduzia em procissão da capela da Vila de Fátima, rumo à Igreja Matriz.


Por Pastoral da Comunicação - PASCOM

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Mauriti - CE

Comentários

  1. Fico encantada ao ver esta multidão de pessoas louvando a Mãe Rainha a Mãe de Jesus. Que ela abençoe seus filhos da paróquia de Mauriti. Irmã Raquel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in...

Por que, na Quaresma, cobrem-se as imagens sacras com um pano roxo?

"Antes das Vésperas, cobrem-se as Cruzes e imagens sacras existentes na igreja. As Cruzes permanecem cobertas até ao fim da adoração da Cruz, na Sexta-Feira Santa, e as Imagens até o Hino dos Anjos (Glória a Deus nas Alturas), no Sábado Santo”. Durante toda a Quaresma, a Igreja se veste de roxo, cor que simboliza a tristeza, dor e penitência. No quinto domingo da quaresma, as imagens sacras são cobertas, pois se anuncia que a Paixão do Senhor se aproxima. O costume de cobrir as imagens na Igreja é antiquíssimo, fazendo referência ao luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que permite aos fiéis contemplar as imagens sacras cobertas e adentrar em uma reflexão profunda do mistério da Paixão do Senhor. São João relata que  “os judeus pegaram, pela segunda vez, em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas...

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lh...