Missa do Natal do Senhor: a promessa tão esperada que não é mais só promessa, é a salvação feita homem
(Menino Deus. Foto: PASCOM)
O anúncio do Evangelho narrado em Lucas, capítulo 2 e versículo 11, proclama a boa nova de maior significado para os Cristãos no mundo inteiro: "hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo, o Senhor". O Natal do Senhor Jesus, o Verbo que se encarnou no seio da Virgem Maria e veio morar entre nós, feito homem, é celebrado no mundo inteiro e reúne famílias, Igrejas e todo o povo de Deus para recordar os principais ensinamentos que o Menino Jesus vem trazer e difundir entre os homens: humildade, amor, mansidão e outros mais que se possam destacar.
A Igreja de Jesus Cristo presente em Mauriti, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro, celebrou solenemente tal acontecimento, em Missa presidida pelo pároco, padre Fernandes José. No início da celebração, a iluminação interior da Matriz foi reduzida enquanto os fiéis acendiam suas velas para acolherem a procissão de entrada, seguida pela recitação da Kalendas. Logo após, acolheram a imagem do Menino Jesus, posta na Mesa ao lado direito do presbitério, que foi adornada com flores trazidas por crianças da paróquia.
(Foto: PASCOM)
(Foto: PASCOM)
(Foto: PASCOM)
Em sua homilia, padre Fernandes destaca, logo no início, o papel dos pastores no episódio do nascimento de Jesus: eles foram anunciar. O questionamento de padre Fernandes sobre o significado da presença dos pastores foi pautado na reflexão de que "tudo o que provém de Deus tem um sentido". Segundo o padre, a presença dos pastores relatada no Evangelho [Lc 1,67-79] não é, simplesmente, uma presença de visita, de anúncio levando o nascimento do Menino. Ela tem outro significado para a nossa vida de fé: "os pastores tinham o trabalho de vigiar o rebanho. Sem nenhuma proteção material, com certeza, quando começava o anoitecer, entravam em clima de oração para pedir a proteção divina sobre eles e o rebanho", disse.
"Depois o Cristo, o próprio Verbo Encarnado, vem nos alertar para o estado de vigilância. Como os pastores, devemos estar em vigilância, mas uma vigilância espiritual que consiste na oração, prática da caridade, vivermos em comunidade e estar de bem com o outro sem deixar que as sementes do maligno cresçam e frutifiquem em nossos corações". refletiu. "Somos mais acordados para as realidades do mundo do que para realidade do céu, mesmo quando diz São Paulo que 'nossa pátria definitiva é o céu'".
(Homilia. Foto: PASCOM)
(Homilia. Foto: PASCOM)
Outro ponto de reflexão de padre Fernandes foi que "vivemos o encontro da santidade com o pecado, o qual somos chamados a deixá-lo através da Luz que nos ilumina nesta noite: Jesus Cristo, a palavra de Deus, o Verbo encarnado. A promessa tão esperada que não é mais só promessa, agora, algo concreto, a salvação feita homem".
(Menino Deus é levado ao presépio. Foto: PASCOM)
(Menino Deus é levado ao presépio. Foto: PASCOM)
(Menino Deus é levado ao presépio. Foto: PASCOM)
Após a bênção final, a assembleia permaneceu para assistir, atenta, o translado da imagem do Menino Jesus até o presépio que fica ao lado esquerdo da porta principal da Igreja Matriz. Incensada a imagem do Menino Jesus, todos puderam venerá-la e, diante dela, refletir a oportunidade que Deus deu a toda a humanidade de encontrar Jesus na sua infinita bondade e misericórdia, como partilhou o diácono permanente José Santana Barbosa. "É o momento em que Deus se faz homem para ser o Salvador do gênero humano e restaurar a criação que foi afetada pelo pecado de Adão e Eva", disse.
(Menino Deus é levado ao presépio. Foto: PASCOM)
(Menino Deus é levado ao presépio. Foto: PASCOM)
Por:
Pastoral da Comunicação
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Mauriti/CE
Comentários
Postar um comentário