Pular para o conteúdo principal

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?


"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor"
Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição

Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado. 

A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti. 

Leia a história completa: 

Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe afligia, e, em honra ao voto, doou, em 6 de setembro de 1870, o chão para construção da capela que dava origem a toda a história que inicia-se como povoado Buriti Grande, tornando-o o fundador de Mauriti. 

Diante dessa imagem, o Capitão Miguel Dantas fez a promessa. Foto: reprodução/Gabriel Monteiro
Em 27 de Maio de 1875, a capela foi inaugurada e, na ocasião, foi batizada sua filha Carolina e mais seis crianças dos sítios vizinhos, já no povoado Buriti Grande. Em 8 de dezembro de 1875, foi celebrada a primeira missa pelo Padre Mota, na grande festa da padroeira, cuja imagem capitão Miguel Dantas trouxe de Fortaleza.

Imagem da Matriz quando ainda era capela. Foto: reprodução/Ednete Alves

Imagem histórica doada à Matriz pelo Capitão Miguel Dantas. Foto: Valéria Lucena
A capela foi elevada a condição de paróquia, recebendo o título de paróquia Nossa Senhora da Conceição, criada em 06 de Dezembro de 1943 e instalada à 08 de dezembro do mesmo ano na festa da Imaculada Conceição, por Decreto Episcopal do V. Ex.ª. Revma. Dom Francisco de Assis Pires,  na época, Bispo da Diocese de Crato.

O Rev. Sr. Pe. José Alves Macedo tomou posse da nova paróquia no dia 08 de dezembro de 1943, com a Celebração Eucarística realizada na Igreja Matriz Imaculada Conceição, às 9:00h, presidida pelo V. Ex.ª. Revma. Dom Francisco de Assis Pires e concelebrada por mais 7 padres, com a presença de seminaristas do seminário de Crato e a comunidade em geral. A paróquia Nossa Senhora da Conceição foi desmembrada do território pastoral da paróquia Nossa Senhora dos Milagres, em Milagres, em 08 de dezembro de 1943.

Em 2007 a capela do Sagrado Coração de Jesus, do distrito Palestina do Cariri, foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora da Conceição por Decreto Episcopal do V. Ex.ª. Revma. Dom Fernando Panico, erigida paróquia Sagrado Coração de Jesus, no dia 23 de outubro de 2007, dia da memória litúrgica de São José de Capistrano e instalada no dia 30 de Dezembro do mesmo ano, na Solenidade da Sagrada Família, com a presença de vários Padres, religiosas, seminaristas e o povo de Deus.

A mesma conta hoje com uma população aproximada de 50 mil habitantes, espalhada em 8 distritos e várias comunidades. Conta, atualmente, com aproximadamente 90 capelas oficiais da paróquia. É uma paróquia muita viva nas suas pastorais, movimentos, grupos e associações, graças a ação dos seus agentes leigos engajados.

No próximo dia 08/12/2018, a paróquia Nossa Senhora da Conceição completa 75 anos de ereção canônica. Os paroquianos, em júbilo, aguardam, ansiosamente, o encerramento do Ano Jubilar Paroquial para, em festa, renderem graças ao bom Deus por todas as bênçãos que foram derramadas nesse tempo de graça.

[Nota: as imagens são reproduções que não correspondem a ordem cronológica dos acontecimentos].

Por Pastoral da Comunicação - PASCOM, com informações retiradas do site http://iparoquia.com/paroquia/historia.php?id=4MjM 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in