Pular para o conteúdo principal

RCC de Mauriti abre 26º edição do retiro de carnaval, o Reavivar

Começou hoje (03) e vai até a próxima terça-feira (05) o 26° retiro de carnaval com Cristo, o Reavivar. O encontro acontece no Centro de Pastoral Padre Argemiro, próximo a Igreja Matriz, no centro de Mauriti. 

O Reavivar, organizado pela Renovação Carismática Católica, é destinado a pessoas de todas as idades que desejam viver o carnaval de maneira tranquila, santa e fortalecendo a fé. Os interessados em viver esta experiência bastam adquirir a pulseira, na entrada do evento, válida pelos três dias, no valor de cinco reais. 

Na programação há momentos de louvor, oração, ministrações, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa.


Sermos bons cristãos, ouvintes e praticantes da Palavra de Deus

O 26° Reavivar foi aberto, oficialmente, em Santa Missa presidida pelo padre Cícero Caboclo (pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus - Palestina do Cariri), na manhã deste primeiro domingo de março, 8° Domingo do Tempo Comum. 

Padre Cícero iniciou sua homilia exortando os fiéis a deixarem a palavra de Deus penetrar em seus corações para iniciarem a semana com a atitude e virtude da santidade.

"Vejam o que Jesus reservou para nós no Evangelho de hoje [Lc 6,39-45]: como está o seu tesouro?Alimentado com o quê: com Jesus ou com as coisas do mundo?", questionou. O Evangelho, narrado em Lucas, fala sobre duas parábolas: a primeira, sobre o perigo de julgar o próximo, quando nós, muitas vezes, apontamos o erro do irmão e esquecemos dos nossos. A segunda parábola reflete sobre a árvore e seus frutos, ou seja, as  nossas ações, estas que devem ser coerentes com o Evangelho. "Jesus conhece as nossas atitudes, por isso preparou esse Evangelho para nos ajudar, porque Ele quer mudar nossas atitudes e purificar nossa fé. Jesus orienta a cada um de nós. Não deixemos passar! Vamos acolher o que Jesus reservou para nós nesta Eucaristia, pois temos sede de seus ensinamentos", continuou.

Da esquerda para a direita, o diácono José Santana, padre Cícero Caboclo e o seminarista Oséias Rodrigues. Foto: PASCOM

Missa de abertura do XXVI Reavivar. Foto: PASCOM

"Não há portas fechadas para o anúncio do Evangelho"

Dos 26 anos de Reavivar, a senhora Neide Caetano participa há 22. Para ela, contar tantos anos participando do retiro de carnaval é uma experiência maravilhosa e que a cada ano Deus a toca de maneira diferente. Em todos esses anos, a frase mais marcante que ouviu em uma pregação foi: "não há portas fechadas para o anúncio do Evangelho". Para anunciar o Evangelho é necessário ter intimidade com a palavra de Deus e com a Eucaristia. E foi no seio da RCC que Neide aprendeu a amar esses dois pilares fortalecedores da nossa fé. É por isso que ela acha bonito quando se diz que a RCC é uma "corrente de graças na Igreja", pois, a partir dela, muitas novas vidas são geradas para o serviço da evangelização.

Neide Caetano, participante do Reavivar há 22 anos. Foto: PASCOM

Neide Caetano, participante do Reavivar há 22 anos. Foto: PASCOM
Da mesma forma, a estudante Laureem Ohanna considera a grandiosidade da experiência do Reavivar em sua vida: "é uma experiência maravilhosa; um momento excepcional que palavra certa para descrever não tem. O evento lhe acolhe de uma maneira e te entrega de outra. A sua visão já não é a mesma ao sair do Reavivar. Cada palavra pregada, cada pregador que se faz presente, ajuda-nos a encontrar sustento para a caminhada junto a Deus", partilhou.

Estudante Laureem Ohanna. Foto: PASCOM
No primeiro dia do Reavivar, estiveram presentes a Coordenadora Estadual da Renovação Carismática Católica, Aurilene, o Coordenador Diocesano do Ministério de Formação, Róger, além de servos da RCC de Mauriti.



Ministério de Música Seja Luz. Foto: PASCOM

Momento de pregação. Foto: PASCOM

Momento de pregação. Foto: PASCOM

O Reavivar continua amanhã, segunda, e terça, com início às 8h, pausa ao meio-dia para almoço, retorno ás 14, encerrando a programação às 17h com a Santa Missa.

Para mais informações, 
(83) 99149 3066 (celular);
@rccmauriti (instagram);
Rcc Mauriti (facebook).

Por Pastoral de Comunicação - PASCOM 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af