Pular para o conteúdo principal

Esperamos teu poder ajudando a nos salvar: de suas casas, povo mauritiense recebe bênção com a imagem original da Imaculada Conceição


Desde que a pandemia da covid-19 se disseminou pelo mundo, a Igreja tem se valido da oração constante para que o novo coronavírus caia por terra. Em meio às previsões não tão positivas dadas pela ciência, o povo de Deus, abandonado à providência divina, acredita que um milagre basta para cessar este tempo sombrio. Na história da Igreja, registra-se feitos milagrosos de Deus por meio da devoção a ícones que são sinais de Sua presença no meio do povo. Por meio deles, muitas pestes tão desastrosas quanto o coronavírus foram extintas.

(foto: site Vatican News Br)

No Vaticano, por exemplo, com a praça São Pedro fisicamente quase vazia, jaziam duas imagens milagrosas neste período da Semana Santa. De um lado, uma imagem de Cristo, esculpida em madeira, custodiado pela Igreja de San Marcelo al Corso; do outro, um ícone representando a Virgem Maria com Jesus no colo, carinhosamente chamado "salvação do povo Romano". Ambas as peças partilhavam em comum histórias semelhantes de proteção contra a peste.

(foto: site Vatican News Br)

Hoje, quando a Igreja faz ressoar o anúncio da Páscoa do senhor, da mesma forma que a praça São pedro, também a praça em frente à Igreja Matriz de Mauriti estava quase vazia. Após a Missa presidida ao cair da tarde, o repicar dos sinos na torre da Matriz ecoou chamando atenção da população aos arredores.


Naquele momento, qual no Vaticano, saía da porta principal da Igreja, conduzida pelas mãos do pároco, Padre Edivan Guedes, e do Vigário Paroquial, Padre Àrysson Magalhães, a pequenina imagem primitiva e centenária da Imaculada Conceição, comprada para honrar o voto do Capitão Miguel Dantas, nos primórdios da história de Mauriti, quando pediu a Deus que, pela intercessão da Imaculada Conceição, livrasse a população mauritiense da cólera que havia assolado o povoado na época. Se assim fosse feito, mandaria eregir uma capela em honra à Virgem da Conceição. Assim, pois, fez-se.
A imagem que saiu à praça da Matriz, hoje, foi a imagem comprada para esta capela. Após muitos anos, ela desceu do nicho onde fica guardada para, novamente, "abençoar o seu povo". 





Da calçada da Matriz, quanto era elevada em direção ao povo em suas casas, uma bênção era dada para que a proteção divina envolva a todos os mauritienses neste tempo de pandemia. Os fiéis que moram próximo a Matriz tão logo saíram para as calçadas de suas casas, alguns, ajoelhados, ao passo que outros, portando velas nas mãos, clamavam o fim da pandemia confiantes da intercessão materna de sua excelsa padroeira.




O ato, como sinal visível da misericórdia do Deus invisível, foi para clamar a bênção dEle, por intercessão Imaculada Conceição, excelsa padroeira de Mauriti, sobre a população desta cidade, para protegê-la. Do mesmo modo que, há mais mais de 100 anos, a Virgem Maria intercedeu ao seu filho Jesus para que fosse dizimada a cólera que assolava esta cidade, hoje, os pedidos se elevam pela proteção e cessação da Covid-19.

Fotos/texto: Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af