Pular para o conteúdo principal

Festa da Misericórdia: desejo do coração misericordioso de Jesus - a festa da alegria



Amados irmãos e irmãs,
louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dia 19 de abril, é a Festa da Divina Misericórdia. Essa festa, que nasceu das entranhas do Coração misericordioso de Jesus, foi revelada a Santa Faustina em 22 de fevereiro de 1931. Ele pediu à Irmã Faustina: "Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa imagem que pintarás com o pincel, seja abençoada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa e, esse domingo, deve ser a Festa da Misericórdia". (Diário, nº 49).

Podemos dizer que, a Festa da Misericórdia, é a festa da alegria, em razão de ser celebrada em sintonia com as alegrias da ressurreição de Jesus e a dos discípulos por verem o Ressuscitado desejando-lhes a paz, mostrando-lhes as mãos e o lado - "então os discípulos se alegraram por verem o Senhor" - e o envio para continuarem a missão, soprando sobre eles o Espírito Santo. (cf. Lc 20, 19-31)

(Imagem de Santa Faustina. Foto: PASCOM)

Na Oitava da Páscoa de 1933, Jesus fez mais um pedido a Irmã Faustina: "Na minha Festa - Festa da Misericórdia - percorrerás o mundo inteiro e trarás as almas que desfalecem para a fonte da minha misericórdia. Eu as curarei". (Diário, nº 206).
"Aquele que, nesse dia, se aproximar da Fonte da Vida, alcançará perdão total das culpas e penas". (Diário, nº 300).

"Essa Festa saiu do mais íntimo da minha misericórdia e está aprovada nas profundezas da minha compaixão. Toda alma que crê e confia na minha misericórdia irá alcançá-la". Essa revelação se deu em 1935. (Diário nº 420)

No ano seguinte, 1936, Jesus mais uma vez vem à Irmã Faustina e esclarece: "Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores, Nesse dia, estão abertas as entranhas da Misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximarem da fonte da minha misericórdia..." Daí, Jesus fala da Confissão e da Comunhão para alcançar o perdão das culpas e das penas. Nesse dia estão abertas todas as comportas Divinas pelas quais fluem as graças... A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte da minha misericórdia". (Diário, nº 699)

(VATICANO, Praça de São Pedro. Solenidade da canonização de Faustina Kowalski. Foto: google imagens)

No dia 30 de abril do ano 2000, o Papa João Paulo II, tornou-se não somente um propagador do culto à Divina Misericórdia, mas através de sua vida deu ao mundo testemunho do amor misericordioso de Deus. Canonizou Santa Faustina e declarou que a partir daquele ano a Festa da Misericórdia seria incluída no calendário litúrgico. Essa festa ocupa um lugar privilegiado entre todas as formas de devoção a Divina Misericórdia reveladas a Santa Faustina.

(São João Paulo II. Foto: Massimo Sambucetti/AP)

Este ano de 2020 iremos celebrar a grande Festa da Misericórdia, cujo tema é o mesmo da Campanha da Fraternidade 2020: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele". (Lc 10, 33b). Um tema forte e propício para celebrarmos a festa com um olhar e um coração Samaritanos. Estamos vivendo um tempo difícil e muito delicado no mundo inteiro. Um inimigo invisível tem ceifado muitas vidas. O nosso coração sofre e chora diante do cenário de dor e sofrimento, mas não podemos perder a esperança. Jesus fala para nós através da Apóstola da Misericórdia: "Estou dando a humanidade a última tábua de Salvação, isto é, o refúgio na minha misericórdia". (Diário, nº 998).

"Eis o tempo favorável, eis o tempo de salvação". Voltemo-nos para a misericórdia do Senhor!

Amados irmãos e irmãs mauritienses, nossa terra é território mariano e, nesse próximo domingo, dia 19, é a Festa que nasceu do desejo do próprio Jesus, o Filho da Virgem Maria e, com um coração Samaritano, repito, e ao mesmo tempo, como membro do Apostolado da Divina Misericórdia, convido a todos: autoridades civis, militares e eclesiásticas, famílias, jovens, idosos, crianças...todo o povo! Todos, para em unidade nos voltar de coração e espírito para Jesus Misericordioso. Vamos colocar em nossas portas o quadro com a imagem de Jesus Misericordioso às 3 horas da tarde, "HORA DA GRANDE MISERICÓRDIA" e ergamos um grande brado ao Senhor e em alta voz imploremos a Sua misericórdia para "frear a fera que avança sem dó e compaixão".

(Arco da Imaculada, em Mauriti - CE. Foto: Facebook Sou Mauritiense)

Vamos dizer com o Salmista: "Diante de Ti, Senhor, exponho toda a minha angústia! Eu Vos chamo Senhor, Vós sois o meu refúgio. Atendei o meu clamor, atendei a nossa súplica, liberta-nos, tira-nos dessa prisão"Também, às 3 horas da tarde, vamos juntos participar da Santa Missa, através das redes sociais de nossa paróquia - A Missa da Festa da Divina Misericórdia!

Jesus disse à Irmã Faustina: "Às Três Horas da tarde, implora a minha misericórdia...Essa é a Hora da Grande Misericórdia para o mundo inteiro... Nessa Hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão". (Diário, º 1320).
Às Três Horas da tarde vamos nos unir, todo o município, com o mundo inteiro, de mãos e corações unidos numa grande súplica a Jesus Misericordioso, para nos livrar dessa pandemia, nós e a humanidade inteira.

Ficar em casa, nesse tempo, é ser generoso consigo e com o outro

Voltando ao tema da Festa da Misericórdia, precisamos ver e ter compaixão, mas o tema sugere que nós possamos ir muito além. Ver, sentir compaixão, mas não ficar parados nesses dois olhares, é preciso cuidar... De que forma estamos cuidando de nós e dos outros?
Ter um coração solidário. Aqueles que podem cuidar de perto, vai cuidando e faz a sua ação solidária. Mas tem algo muito importante que precisamos fazer: FICAR EM CASA e, nesse tempo, respeitar a nossa vida...

Infelizmente o cuidar, nesse sentido, muitos ainda não estão cuidando nem de si nem dos outros; outros não acreditam que o mundo está vivendo um tempo que precisa ser visto e vivido de forma prudente e muito criteriosamente obedecer as orientações das autoridades da saúde, a voz da Igreja, a voz daqueles que nos orientam para o fim desta pandemia.

(Créditos na imagem)

Ficar em casa é, também, cuidar. 
Ficar em casa é ter um olhar samaritano.
Ficar em casa, nesse tempo, é ser generoso consigo e com o outro.

Que Jesus Misericordioso volte o Seu olhar e o Seu Coração para cada um de nós e para a humanidade inteira!
Seja um Bom Samaritano! Por favor, irmãos queridos, fiquem em casa!
Que Nossa Senhora da Conceição, nossa amada padroeira, interceda por nós ao Seu Filho Jesus!

JESUS, NÓS CONFIAMOS EM VÓS!

Maria Goretti Santana Barbosa



Fotos: Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af