Pular para o conteúdo principal

Paroquianos de Mauriti-CE coroam solenemente a imagem da Imaculada Conceição

Ornada com beleza e esplendor, a imagem da Imaculada Conceição, padroeira da cidade de Mauriti (CE), foi coroada solenemente na noite de hoje, dia 31 de maio.

A coroação de Nossa Senhora é um dos eventos mais significativos para o calendário religioso-cultural do município, para o qual a comunidade católica se prepara na feliz expectativa de ver a imagem da padroeira sendo coroada. Nos últimos dois anos, o evento aconteceu à portas fechadas devido a Covid-19 e os fiéis participaram de suas casas por meio da transmissão pelas redes sociais da paróquia. Este ano, o altar voltou a ser soerguido no patamar da Igreja Matriz e a comunidade pôde participar de forma massiva como em todos os anos anteriores à pandemia, superlotando a praça central.


"Maria, Rainha da Paz, socorrei-nos com vosso amor porque somos pecadores" foi o tema que norteou a coroação deste ano. 

A comentarista Goretti Santana destaca a alegria do reencontro diante do trono de Nossa Senhora, cujo olhar nos cativa cada vez mais e a amparados no seu manto virginal. "Com que paz e claridade a nossa Mãe e Rainha nos acolhe, nos abraça e nos socorre. Tão serena em sua majestade e candura, e que revela ao mesmo tempo a sua força e a sua onipotência suplicante", enfatizou. Nesse contexto, o também comentarista Fabrício Furtado relacionou a intercessão o poder de súplica da Virgem Maria com o da Rainha Ester, por quem é prefigurada no Antigo Testamento, cujo pedido único ao rei foi a libertação do seu povo, segundo narram as sagradas escrituras. "De igual modo, Nossa Senhora roga por todos os pecadores que se confiam à vossa maternal proteção. A excelsitude dos reis e das rainhas consiste em aliviar os miseráveis, favorecendo-os com sua benevolência. Não diferente é com Maria, a Rainha por excelência, que dispõe de misericórdia para com os seus vassalos, inclinada a interceder por eles junto ao Rei maior", disse. 

Assim, na reflexão do Evangelho (Lc 1, 39-56), que narrou a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, Padre José Claudiano falou que "Maria traz o salvador do mundo para nos proteger e nos guiar, e jamais nos deixar no abandono e miséria. Que possamos ter a certeza de assim como ela visitou Isabel, ela também nos visita, trazendo esse mesmo Senhor e Espírito Santificador", disse.

No entoar do antiquíssimo hino "os astros a brilhar no céu profundo", que canta o poder do universo curvado à grandiosidade que Deus concedeu a Maria Santíssima, crianças vestidas de anjo teceram a coroa à fronte da imagem, emocionando os que ali se fizeram presentes. 

A coroação encerra as atividades do mês de maio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que consistiram em Missas pela manhã, na Igreja Matriz, visitação às residências, novenário e peregrinações às ruas da cidade. O tradicional canto "um terno adeus de saudades" é uma forma de se despedir do mês de maio, na esperança de, no ano vindouro, todos estarem novamente presentes celebrando os louvores da Virgem Mãe de Deus. 

Por Pastoral da Comunicação - PASCOM 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in...

Por que, na Quaresma, cobrem-se as imagens sacras com um pano roxo?

"Antes das Vésperas, cobrem-se as Cruzes e imagens sacras existentes na igreja. As Cruzes permanecem cobertas até ao fim da adoração da Cruz, na Sexta-Feira Santa, e as Imagens até o Hino dos Anjos (Glória a Deus nas Alturas), no Sábado Santo”. Durante toda a Quaresma, a Igreja se veste de roxo, cor que simboliza a tristeza, dor e penitência. No quinto domingo da quaresma, as imagens sacras são cobertas, pois se anuncia que a Paixão do Senhor se aproxima. O costume de cobrir as imagens na Igreja é antiquíssimo, fazendo referência ao luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que permite aos fiéis contemplar as imagens sacras cobertas e adentrar em uma reflexão profunda do mistério da Paixão do Senhor. São João relata que  “os judeus pegaram, pela segunda vez, em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas...

Comunidade do Apanha Peixe encerra festejos ao Sagrado Coração de Jesus

"Cheios de esperança, estamos aqui para celebrar o mistério de amor", entoando esta canção a comunidade dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, no sítio Apanha Peixe, em Mauriti, deu início a Celebração Eucarística que encerrou, na noite de hoje, 22, os festejos ao padroeiro.  Há 27 anos, a comunidade aproveita das graças derramadas pelo Sagrado Coração. Este ano, de uma forma especial, por celebrar a festa do padroeiro na mesma época da celebração de Corpus Christi, a comunidade foi convidada a vivenciar as reflexões do tríduo festivo embasadas no tema "Sagrado Coração de Jesus, o Pão Vivo descido do céu". Desde a última terça-feira, a programação contava com alvoradas festivas, ofícios - do Sagrado Coração de Jesus e da Imaculada Conceição - meditação do Terço da Misericórdia, encerrando com a celebração da Santa Missa. Tudo isso para que a comunidade, e aquelas que se achegaram para também celebrar, pudesse refletir a importância do sacramento da Euca...