Ontem (20) à noite, antes do início da celebração da Solene Vigília Pascal, os fiéis que se faziam presentes na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti-CE, refletiam sobre a Paixão de Jesus, ainda tomados pela tristeza da morte do Salvador da humanidade. O clima ajudou-os a manter a reflexão enquanto aguardavam a celebração começar. Um manto roxo estendido à frente do altar-mor expressa o luto penitencial da Igreja. Todas as luzes estão apagadas. Os fiéis ainda não podem contemplar qualquer adorno; apenas interiorizar dentro de si a ignomínia do sofrimento de Cristo.
O Rito da Vigília Pascal, a maior celebração do ano, iniciou fora da Igreja Matriz quando o presidente da celebração, padre Fernandes José (pároco), ministrou a bênção do fogo. Com o acendimento do Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo resplandecente na escuridão da Morte, o cortejo processional adentrou à Igreja Matriz enquanto o padre cantava o "Eis a Luz de Cristo" e o coral respondia "demos graças a Deus".
(Foto: PASCOM)
Nesse momento da celebração, todas as velas levadas pelos fiéis também são acendidas no Círio Pascal. Ele é posto ao lado da Mesa da Palavra e logo e minutos depois acontece a proclamação das leituras e salmos, relatando os feitos de Deus sobre a humanidade desde a criação do mundo à ressurreição de Jesus.
(Foto: PASCOM)
(Foto: PASCOM)
(Foto: PASCOM)
Quando o grande "gloria in excelsis deo" é entoado por padre Fernandes, o coral prossegue com o canto do glória ao passo que o pano que outrora fora colocado no Altar é descaído e as luzes são acesas. Uma grande alegria toma conta dos fiéis que recebem a grande boa nova: o sepulcro está vazio. Cristo dissipou a morte e está vivo entre todos.
(Foto: PASCOM)
Chamados ao Renascimento
Após a proclamação do Evangelho, padre Fernandes iniciou sua homilia destacando a vitória de Jesus sobre os grilhões da morte. "Cristo mostra de maneira triunfante que eterno é o seu poder. Somos chamados, nesta vigília, ao renascimento. Esta vida nova que consiste em buscar o Cristo e ir ao seu encontro como as mulheres foram na madrugada", explicou.
O padre continua sua homilia destacando o papel das mulheres no anúncio da ressurreição e a mensagem a qual são enviadas a proclamar. "O evangelista nos coloca hoje as primeiras testemunhas da ressurreição: as mulheres... Elas são as mensageiras. O anjo as envia para que elas sejam portadores dessa grande mensagem: Jesus é vida nova; Páscoa, ressurreição; que só acontece dentro do nosso livre arbítrio. A conversão não é forçada. Nós, homens e mulheres, temos que buscar", disse.
(Foto: PASCOM)
(Foto: PASCOM)
(Foto: PASCOM)
"Páscoa é vida nova, mas é preciso buscar essa vida nova. Que essa Páscoa possa nos transformar e libertar dos grilhões que nos impedem de irmos ao Senhor e fazermos essa experiência de vida nova. As realidades de morte chegarão em nossas portas, mas é o Senhor quem nos sustenta", considerou
Vida nova em Cristo
A celebração da Vigília Pascal também é propícia à renovação das promessas batismais. Todos os fiéis que estavam na assembleia a fizeram, e mais oito pessoas - crianças, jovens e adultas - foram batizadas
(Foto: PASCOM)
.Por Pastoral da Comunicação - PASCOM
Comentários
Postar um comentário