Pular para o conteúdo principal

MÊS DE MAIO: ser de Maria para ser de Jesus



Por Niuta Geovanna

Salve Maria! Olá, meus irmãos!  

“É por Maria que procuro e que vou encontrar Jesus, que eu esmagarei a cabeça da serpente e vencerei todos os meus inimigos e a mim mesmo para a maior glória de Deus.” Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem 

Me chamo Niuta Geovanna, filha de Francisca Savana e de Francisco José. Começo esse texto dizendo que nem sempre tive a fé, a intimidade e o amor que tenho hoje por Nossa Senhora, e é com muita alegria que compartilho com vocês como foi essa experiência que, sem dúvidas, transformou minha vida, minha caminhada. 

Minha família sempre foi muito católica, devota, sempre frequentávamos as Missas nos domingos ou nos sábados, assim como também vivenciávamos o mês de Maio (isso quando eu conseguia acordar pra ir pra Missa com minha mãe). Já fui coroinha, já servi em corais, então isso sempre foi muito presente na minha vida. Porém, apesar de todo o serviço e toda a presença do catolicismo e da devoção mariana na minha vida, eu não vivia tudo isso de forma fervorosa. 

No ano de 2013, recebi o convite de coroar a Imaculada Conceição, no dia 31 de maio, um dia que é muito esperado por todos. Inclusive, a alegria de minha mãe e de minha avó eram visíveis. Então fui. E me recordo de alguém me dizer: “Geovanna, quando você coroar Nossa Senhora, peça uma graça a Ela, pois ela sempre nos escuta, e nos atende". Mas, no momento em que isso aconteceu, eu simplesmente não sabia o que pedir ou o que falar, pois eu não tinha a intimidade e nem a devoção que eu observava nas outras pessoas.  

O tempo passou, e muita coisa me levou pra distante da Igreja, da vivência da fé, da intimidade com Deus. Até que, depois de muito tempo, um vazio tomou conta do meu coração e eu não compreendia o porquê. Até que voltei à casa do Pai. E partir daqui, do meu reencontro, eu consegui aprender a amar Nossa Senhora. Eu me firmei na Renovação Carismática Católica, um movimento que foi canal de graça na minha vida, me firmei no Grupo de Oração Seja Luz e foi lá que comecei a querer entender, conhecer, e ter intimidade com Maria. 

No dia 09 de dezembro de 2016, Manu, minha prima e irmã de coração, me deu um livro chamado “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Tentei começar a ler várias vezes e algo sempre me impedia, até que, depois de muitas tentativas, consegui ler e assim, entender a grandiosidade da devoção a Nossa Senhora. Este livro é uma obra de São Luís Maria Grignion de Montfort. Ele nos dá um método simples e eficaz de consagração, de nos entregar inteiramente a Maria. Um livro que todo católico verdadeiramente mariano deveria ler.  



E só no ano de 2018, no dia 13 de Maio, decidi me consagrar e entregar minha vida, minhas conquistas, méritos (que não são meus), meus sonhos, meus desejos, minhas aflições, minhas dores, minhas preces, o meu coração à Santíssima Virgem. E, sem dúvidas, foi a melhor escolha da minha vida: virar escrava de Nossa Senhora, ser totalmente dEla, para que, sendo totalmente dEla, eu pudesse ser totalmente de Jesus.  

Nesse momento, eu entendi tudo aquilo que eu não compreendia há anos atrás. Foi nesse momento que eu me senti amada, que eu me senti verdadeiramente filha de Nossa Senhora. Senti o seu Colo de Mãe. E quando percebemos isso, não conseguimos mais ser os mesmos e olhar da mesma forma pra Nossa Senhora. 

Hoje, há sentido viver o mês de maio, há sentido no acordar cedo mesmo sendo um sacrifício muitas vezes. Há sentido em todo o serviço. Há sentido em rezar o Terço todo dia. Há sentido pedir a Ela aquilo que eu preciso. Tudo há sentido. Sou muito grata por tudo que já vivi com Nossa Senhora, por todo o cuidado e proteção. E sou grata a Deus por demonstrar o Seu Amor através dEla.  



Por fim, mesmo não estando reunidos fisicamente, que possamos viver bem esse mês, viver a nossa devoção e nossa fé em nossas casas, com nossas famílias. Tudo isso passará e que nossa confiança e nossa fé na Virgem Maria, na sua intercessão e na sua providência não nos falte!  

Ano que vem estaremos juntos, reunidos, todos os dias para festejar do jeito que Ela merece.  

Obrigada, Mãe, por todo Amor e cuidado! Totus tuus! 

Deus te abençoe!

Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comentários

  1. Belissino ver jovenzinha tomar decisoes, fazendo escolha de forma de vida cristã radical.
    Despertada pelo exemplo e fortalecida pela oração que decidiu intensificar. Tudo pelo desejo de ser de Maria, tê- la como Mãe, com toda intimidade. Nela confiar a ela se entregar e dela tudo espererar... Ser chamada e atender... e assim sentir-se acolhida e amada e decidir -se viver em jesus por Ela a mãezinha do Céu a quem dedica sua vida e pelas mãos de quem tudo recebe do Pai e a quem tudo oferece por meio de seu amado Filho JESUS!... É assim, amando...que Maria nos leva a Jesus! Agora e sempre seja cultivada essa bela vocação do amor doação... Serviço...
    Salve Maria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af