Pular para o conteúdo principal

MÊS DE MAIO: a tradição de ornar os altares da Virgem




Por: Lúcia Dantas de Caldas 

Dou início, aqui, saudando a todos os irmãos e irmãs, em nome daquela que é tão doce e cheia de graça, aquela que age no silêncio e sempre é o nosso maior auxilio, antes de chegarmos ao Cristo!

Por anos venho me dedicando aos serviços de forma especial na casa da nossa amada mãe, a Virgem Imaculada, Rainha do céu e da terra, padroeira de nossa cidade e nossa esperança depois de Cristo. 

Bem, desde meus primeiros passos, a vida da Igreja e aos serviços prestados indiretamente, sempre zelei pela minha fé e pelo amor filial as coisas divinas, mas dentro de mim ardia uma chama maior, um desejo de fazer algo a mais do que já estava acostumada a fazer por nossa tão amada Mãe: a IMACULADA. 

Por muitos anos, vários momentos marcantes da nossa comunidade paroquial partiram diversas vezes da nossa casa, sobre os olhares de minha tia-mãe, por todos conhecida com Eremita Cartaxo (in memorian), que nunca mediu esforços para concretizar sonhos de arrumar altares e carro andor, que também tinha como sua mentora a nossa gentil Dona Olga Leite, pessoas diretamente responsáveis, nas quais eu agradeço do fundo do meu coração por sempre me ajudarem e incentivarem os serviços dedicados à Nossa Senhora.


(Dona Eremita Cartaxo - in memorian. foto: reprodução)

Nas mediações do ano de 1998, fui convidada por Dona Olga para, junto dela, fazer os altares e andores da Virgem. No ano seguinte ocorreram grandes provações na minha família: doenças, morte da minha querida irmã Glória... Em meio a tamanhas tristezas ocorreu uma alegria imensurável, a minha sobrinha Stéfani foi convidada a coroar Nossa Imaculada Conceição a convite do Padre Bosco (in memorian) e da Dona Olga. Uma honra não apenas para ela como para a toda a família. Assim, realizei meu sonho e o da mãe dela, vendo aquela pequena menina descer de suas pequenas mãos a coroa desejada por tantas crianças e jovens de Mauriti.


(Coroação de Nossa Senhora em 1999. Foto: reprodução)

Logo após a coroação, no dia 31 de maio de 1999, Dona Olga e o Padre Bosco me convidaram para assumir aqueles trabalhos, que antes era apenas ajudante. Me senti tão agraciada que busquei forças e fôlego para agradecer por tamanha graça, que tenho certeza que veio dos céus. Outro fato marcante, foi no ano de 2018, quando tive a honra de ver minha sobrinha-filha, Maria Leticia, coroar Nossa Imaculada Conceição! Momento em que passou um filme na minha cabeça e me fez recordar das mais lindas coroações por diversos anos e pelos mais lindos anjos que nunca mediram esforços para enfeitarem o altar do dia 31 de maio.


(Coroação de Nossa Senhora 2018. Foto: reprodução)

Hoje, me sinto uma mulher feliz e realizada por prestar esses serviços a nossa Igreja e, se Deus me permitir, assim farei por toda minha vida.
Por fim, só tenho a agradecer, em primeiro lugar, a Deus, por inúmeras bênçãos diárias e a Imaculada, por me escolher como sua filha amada. A Claudia Fernanda que, desde então, vem me ajudando e compartilhando comigo da idealização á realização de tudo.Mulher amiga e guerreira que muito ama a Nossa Virgem Imaculada!

Aos meus meninos e ajudantes, entre eles: Djalma Júnior, João Alvanizio, Gerailton e Odair que sempre estão prontos para servir à Casa de Maria. Que Deus derrame inúmeras bênçãos sobre cada um e a Imaculada seja a nossa proteção!

Obrigado querida Nossa Senhora da Conceição, por todas as bênçãos e graças concedidas pelo seu mais verdadeiro amor, que derrama sobre minha vida e da minha família!

Da sua Serva, sua filha e Secretária!
Lucinha de Eremita Cartaxo.

Comentários

  1. Minha amada prima e cumadre parabéns pelas lindas palavras .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dedicaação e amor explícito por tão nobres ações para com a nossa amada padroeira a Imaculada Conceição.
    Bênçãos desçam sobre você, Lucinha e todos nós !

    ResponderExcluir
  3. Cada ano sru talento surpreende todos os filhos da mãe de deus. Não sabemos qual ano foi mais bonito e hone percebo wue a beleza não vem de suas mãos mas do sru coração do sru amor a mãe imaculada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me dera, ó Mãe, ser como Tu: Romaria da Mãe Rainha atrai milhares de devotos a Mauriti

“Como é bom estar no meio do povo e sentir a fé pura e verdadeira. A gente experimentou o céu”, com estas palavras o Diácono Francisco Alves de Souza descreveu o que foi vivido nos últimos dias entre as serras do Sítio Gravatazinho – São Miguel, no Santuário Paroquial da Mãe Rainha, a 18 quilômetros da sede de Mauriti-CE, cuja Romaria iniciou no dia oito 08 de julho e foi encerrada ontem (18), assinalando a 23 anos de devoção.  A Romaria surgiu no ano 2000, com a vinda da imagem da Mãe Rainha, que, pela primeira vez, foi conduzida por um pequeno grupo de pessoas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o local onde seria construído o Santuário Paroquial. Passadas pouco mais de duas décadas, a peregrinação atrai um número de pessoas que se multiplica a cada ano e que saem de diversas localidades do município para louvar, bendizer e elevar seus pedidos à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoensttat. À pé, cavalo, bicicleta, carro ou

"Ele se esconde porque quer ser procurado"

“Ele se esconde porque quer ser procurado” Jesus, nosso Senhor, o Deus encarnado, nos deixou na Última Ceia, na noite em que ia ser entregue, um grande tesouro de amor: a Eucaristia (cf. São Lucas 22, 14-20), mistério do sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, que nos pediu que fosse celebrado até a consumação dos tempos, ou seja, até a sua segunda volta. Esse mistério se dá pela Transubstanciação: conversão de toda a substância presente no pão no Corpo de Cristo, o mesmo acontecendo com vinho, Seu Sangue Divino.  Este milagre se dá no momento da "oração eucarística" proferida pelo sacerdote, apoiadas na verdade da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora permaneçam as características sensíveis (gosto, cheiro etc) do pão e vinho.  Assim, a Santa Eucaristia envolve todo o bem espiritual da Igreja. Por este bem entramos em Comunhão com Deus, a Igreja e o nosso próximo. Com isso, não podemos falar da Eucaristia, sem nos voltarmos a alguns objetos in

A paróquia de Mauriti: como tudo começou?

"Sob o manto azulado da Virgem que a envolve em divino esplendor, vive a nossa paróquia querida para o bem, para a luz, para o amor" Trecho do hino da paróquia Nossa Senhora da Conceição Há uma frase de São Bernardo de Claraval dizendo que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à proteção de Nossa Senhora, implorado sua assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Ela desamparado.  A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti, é criada em meio a esse poderoso patrocínio da Virgem Imaculada, que ouviu as súplicas do Capitão Miguel Dantas, responsável pela construção da capela que, tempos depois, tornara-se paróquia e, posteriormente, o povoado Buriti Grande, hoje, a cidade de Mauriti.  Leia a história completa:  Em meados do século XIX, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas, tendo sido acometido de cólera , fez um voto à Imaculada Conceição em favor de sua cura. Ouvidas as suas preces e da esposa, curou-se do mal que lhe af